Mensagem do Conselho Fiscal
O estatuto estabelece que o Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da PREVI responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira. Em 2012, ficou evidenciado que o papel do Conselho está ganhando cada vez mais preponderância na atuação da PREVI. Isso porque a nova ordem da economia nacional e internacional faz com que a expectativa de ganhos econômicos reais seja cada vez menor. Assim, o controle da gestão, dos custos de administração, enfim, dos processos internos é fundamental para que perdas de eficiência não anulem os ganhos auferidos.
Por outro lado, as atividades relacionadas à atuação da PREVI no mercado merecem atenção especial do Conselho. Nesse novo cenário de juros baixos, por exemplo, a tarefa de alcançar rentabilidade maior é mais árdua, mas não se podem adotar procedimentos que não respeitem os níveis de risco e os parâmetros de segurança definidos.
Em 2012, o acompanhamento feito por esse Conselho e os resultados apresentados demonstram que a PREVI caminha de maneira correta. As despesas administrativas estão em níveis inferiores aos aprovados pelo Conselho Deliberativo, e o orçamento previsto foi realizado de maneira adequada. A boa governança interna da PREVI, somada à segurança e aos resultados dos investimentos, permitiu a manutenção da suspensão das contribuições e do pagamento do Benefício Especial Temporário (BET) para o exercício de 2013 no Plano 1. Também propiciou um terreno sólido para o crescimento contínuo do PREVI Futuro, seja em relação à adesão ao Plano, seja no referente ao incremento do montante de recursos.
Gostaríamos de passar a mensagem de que o Conselho Fiscal, ciente de suas responsabilidades, sabe que os novos desafios impõem um olhar ainda mais acurado para a manutenção da segurança e da tranquilidade dos participantes. Enfim, convidamos todos a ler este Relatório, pois o participante bem informado é um grande fiscal com o qual a PREVI pode contar.