A Previ está atenta ao ambiente interno tanto das empresas participadas quanto ao seu próprio. Organizações mais acolhedoras, inclusivas e diversas têm mais chances de serem inovadoras e a inovação é fundamental para gerar valor e contribuir para a sustentabilidade das empresas no longo prazo.
No início de 2024, a Previ reformulou seu Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, que passou a se denominar Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e agora conta com seis grupos de afinidade, cada um deles com líderes impulsionadores de ações que fomentam debates e são veículos de transformação corporativa: Raça e Etnia; Gênero; LGBTQIAPN+ (orientação sexual); PcDs (pessoas com deficiência e responsáveis por PcDs); Multigeracional e Outras diversidades (Regionalismo, diversidade religiosa, cultural, social, estética, entre outros).
A reformulação do Comitê está alinhada à elaboração da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão e atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 Igualdade de Gênero e ODS 10 Redução das Desigualdades), aos princípios do Pacto Global, aos Direitos Humanos e demais compromissos assumidos com organizações nacionais e internacionais que tratam do tema.
Dentre as ações materializadas acerca do tema equidade, a remuneração dos funcionários da Entidade é um dos destaques, por possuir um valor de referência para cada cargo, independentemente de gênero. Assim, a proporção entre remuneração e salário-base recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens é igual a um (GRI 405-2).
Em 2023, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada de 1 a 7 de agosto, a Previ inaugurou a Sala de Apoio Familiar como parte de suas ações em prol do aleitamento materno. A criação desse espaço faz parte de um projeto de ressignificação do ambiente de trabalho e busca tornar a Previ um local mais inclusivo e respeitoso.
No Código de Ética da Previ, é afirmado o compromisso, em todos os seus relacionamentos, com a equidade de gênero e raça/etnia e o repúdio a qualquer tipo de discriminação, de condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza e a qualquer trabalho degradante, infantil, compulsório e escravo.
Por sua vez, o Guia de Conduta estabelece a responsabilidade de conselheiros, dirigentes, funcionários e colaboradores de respeitar todas as pessoas sem ofender sua dignidade e direito à diferença, seja por razões de ordem política, étnico-racial, religiosa, cultural, de gênero, sexualidade, idade, condição física, mental ou psíquica, ou qualquer outra, nem praticar qualquer ato que possa caracterizar: preconceito; discriminação; constrangimento; assédio de qualquer natureza; e desqualificação pública, ofensa, intimidação ou ameaça.
A diversidade está presente nas indicações da Previ para os conselhos das empresas em que investe, não apenas em relação ao gênero, mas também em termos de raça, origem, idade e experiências. Exemplo disso é a indicação da diretora de Planejamento, Paula Goto, como presidenta do Conselho de Administração da Tupy, primeira mulher a ocupar essa posição pela Previ, além de ser a primeira chairwoman da companhia.
Visando fomentar ainda mais a diversidade nos conselhos das empresas participadas, foram incluídas algumas questões no formulário de inscrição da Seleção de Conselheiros 2024, com o objetivo inicial de atingir 40% de candidatos pertencentes a grupos sub-representados: mulheres, negros, amarelos, indígenas, LGBTQIAPN+ e PcDs. Ao final da temporada de Assembleias de 2024, foi atingido o patamar de 65%. Essa ação está alinhada à diretriz B da Política de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI, que visa “Estimular práticas ASGI no seu negócio e estratégia, bem como nos empreendimentos e empresas nas quais investe, suas cadeias de suprimentos e frente aos demais atores do mercado.”
A Previ participa, desde 2018, do Movimento Mulher 360, uma associação independente sem fins lucrativos formada por meio da união de mais de 100 empresas comprometidas com a promoção da equidade de gênero e a ampliação da participação das mulheres no ambiente empresarial, na cadeia de valor e na comunidade.
O MM360 visa engajar empresas em ações concretas com seu público interno e gradualmente expandir essa atuação para mulheres nas comunidades e cadeia de suprimentos. No longo prazo, o movimento espera que o conjunto dessas ações possam promover mudanças na sociedade de uma forma mais ampla.
Para atingir seus objetivos, o Movimento reconhece que há diferentes níveis de maturidade entre as empresas. Por isso, organiza suas atividades em de forma que todos possam caminhar juntos na mesma direção. Veja os pilares de atuação:
A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial tem como objetivo promover um ambiente de negócios sustentável, por meio da superação do racismo e de todas as formas de discriminação no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor.
A Previ aderiu em 2018, juntamente com o Banco do Brasil, comprometendo-se a seguir os 10 compromissos com a promoção da igualdade racial.
Os 10 compromissos da empresa com a promoção da igualdade racial
Women on Board é uma certificação independente, apoiada pela ONU, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos nos quais as mulheres façam parte dos conselhos, demonstrando os benefícios da diversidade ao mundo empresarial e à sociedade. Para conquistar o selo é necessário ter no mínimo duas mulheres efetivas em conselhos de administração ou conselhos consultivos. A Previ conquistou o prêmio por possuir presença feminina em todos os seus conselhos.
Desde 2010, a Previ faz parte do Programa Pró-Equidade de Gênero e de Raça, do Governo Federal, que tem como objetivo combater a discriminação e a desigualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho, promovendo a equidade por meio de ações afirmativas.
Em 2021, a Entidade recebeu o selo da 6ª edição do Programa, em função de suas ações relativas à promoção da igualdade de oportunidades a todas as pessoas de seu quadro funcional. A Previ já havia sido premiada com o Selo na terceira e na quinta edições do Programa. Nessa edição, participaram 122 empresas, das quais 65 conquistaram o selo.
Em 2024, a Previ assinou o Termo de Compromisso e apresentou um plano de ação para ser cumprido até 2026, quando será avaliada e poderá receber novamente o selo, agora da 7ª edição.