A Previ acredita que a integridade está diretamente relacionada com o comportamento alinhado aos princípios e direcionadores declarados no nosso Código de Ética, Guia de Conduta e Política de Integridade e constitui a base fundamental para o fortalecimento de relacionamentos pautados na confiança, transparência e sustentabilidade da Entidade.
Em 2018, a Previ incluiu explicitamente a Integridade como parte das dimensões para o investimento responsável, refletindo a importância que atribui ao tema em sua governança corporativa. A ênfase em ASGI é particularmente crucial para investidores institucionais que adotam uma abordagem de longo prazo, como é o caso da Previ.
Nesse contexto, a Entidade destaca a importância de avaliar não apenas a rentabilidade imediata de uma empresa, mas também sua capacidade de gerar valor para todas as partes interessadas ao longo de décadas, e de prevenir, detectar e responder a condutas impróprias. Assim, a Previ integra a análise dos aspectos ASGI em suas decisões de investimentos e reconhece que cada empresa possui características e vulnerabilidades específicas. Governança corporativa e integridade são consideradas cruciais em todos os segmentos.
A Entidade é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra Corrupção e participa do GT Integridade, coordenado pelo Instituto Ethos. Além disso, em 2018, a Previ renovou seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas, participando do Grupo de Trabalho da Plataforma de Ação contra a Corrupção da Rede Brasileira do Pacto Global.
O Programa de Integridade da Previ, criado em 2014, abrange um conjunto de medidas de prevenção, detecção e resposta a irregularidades e desvio de conduta. Revisado periodicamente, o Programa conta com o apoio da alta gestão e contempla normas que estabelecem compromissos e diretrizes que fundamentam nossos relacionamentos e que estão expressas nos documentos Código de Ética, Guia de Conduta e Política de Integridade. As iniciativas adotadas estão fundamentadas em nove pilares:
A Cartilha do Programa de Integridade da Previ apresenta as principais práticas que adotamos em cada um dos pilares do Programa.
O Comitê de Ética da Previ tem por objetivo zelar pelo aprimoramento de assuntos relacionados à Gestão da Ética e solucionar matérias que requeiram deliberação específica conforme previsto no processo Controle Disciplinar. De caráter consultivo, propositivo e deliberativo, subordina-se ao Conselho Deliberativo, e administrativamente à Diretoria Executiva. É formado por representantes eleitos pelos funcionários e indicados por cada diretoria.
Em 2023, a Previ conquistou o Selo de Empresa Pró-Ética pelo segundo biênio consecutivo, reforçando seu compromisso com um ambiente de negócios pautado pela ética e pela integridade. O selo é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) e tem por objetivo incentivar políticas e ações para reduzir os riscos de corrupção e fraude nas empresas.
A certificação foi concedida após a avaliação de 254 empresas que se inscreveram no Programa, que busca “fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude”.