|nº 150 | Mai 10

Nesta Edição » Reingresso » De volta para o futuro

De volta para o futuro

Linha de Empréstimo Simples facilita o retorno de ex-participantes ao PREVI Futuro

 

Cerca de 1.300 colegas que haviam aderido ao Plano PREVI Futuro quando ingressaram no Banco do Brasil depois pediram o cancelamento de sua inscrição, apesar de terem permanecido como funcionários do Banco. Nesses casos, o regulamento exige que, para se reinscrever no Plano, o ex-participante deve aportar à vista o total das contribuições pessoais e patronais relativas ao período em que se manteve desligado. Essas contribuições correspondem a 14% das verbas de natureza salarial recebidas no período em que o participante ficou afastado do Plano.
Muitos ex-participantes não conseguem cumprir essa exigência por não terem o dinheiro disponível para fazer o depósito na PREVI. Para oferecer-lhes a oportunidade de contar novamente com a cobertura previdenciária foram tomadas duas providências.

A primeira delas foi alterar o regulamento do PREVI Futuro para permitir que o participante, em seu retorno ao Plano, possa arcar somente com as contribuições relativas aos benefícios de risco. Esses benefícios são custeados com uma parte da soma das contribuições pessoais e patronais, correspondente atualmente a 1,2% do salário do participante. A alteração regulamentar foi aprovada pelos colegiados da PREVI e aguarda anuência da Superintendência da Previdência Complementar/ Previc para ser implantada.

A segunda medida foi aprovar a concessão de Empréstimo Simples ao ex-participante que pretende reingressar. A nova linha de crédito, batizada ES Reingresso, será concedida nas mesmas condições dos empréstimos disponíveis para todos os participantes do Plano.

O empréstimo oferece ao ex-participante a oportunidade de recompor o seu saldo de conta, somando a reserva que havia acumulado antes de deixar o plano ao novo aporte feito em seu retorno. Quem contratar a linha de crédito será beneficiado pela recomposição de sua poupança, pelo retorno das contribuições patronais e pela proteção dos benefícios de invalidez e pensão por morte, caso aconteça algum evento fortuito. Além disso, terá o benefício do retorno dos investimentos da PREVI a partir do momento em que o empréstimo contratado for transferido para seu saldo de conta.

Como funciona – Os ex-participantes que permanecem no Banco já receberamorientaçõesdetalhadassobre a operação, por meio de correspondência remetida pela PREVI. O ES Reingresso será fornecido nas mesmas condições que contemplam todos os participantes do PREVI Futuro:
O participante não receberá em mãos o valor do empréstimo, que será transferido diretamente para seu saldo de conta. A garantia do empréstimo é a reserva de poupança, composta inclusive pelo valor do depósito. Caso o participante resolva se desligar do Banco e do Plano, as prestações remanescentes do ES serão cobertas por sua reserva de poupança. Mais informações, acesse www.previ.com.br ou ligue para 0800-729-0505.