Para fazer bonito nas cidades, nos campos,
quadras e pistas
Com Copa do Mundo e Olimpíadas, investimentos em infraestrutura crescem e devem beneficiar milhões de brasileiros. Empresas em que a PREVI é associada detêm papel estratégico
O País tem vivenciado uma aceleração
crescente na procura por investimentos
em projetos de infraestrutura que, provavelmente,
terão o seu momento maior,
em termos de visibilidade, quando boa
parte do mundo estiver acompanhando com entusiasmo
os dois maiores acontecimentos esportivos
do planeta. A Copa do Mundo de Futebol e as
Olimpíadas, eventos que serão realizados no Brasil
em 2014 e 2016, respectivamente, serão a parte
mais visível de um movimento dos investimentos
que já é realidade hoje. Por ser um dos maiores
investidores institucionais brasileiros, a PREVI já
começa a perceber os efeitos dessa movimentação,
por meio de investimentos diretos ou indiretos de
suas empresas participadas e em fundos ligados
ao setor nos quais investe.
Além da Invepar, empresa que administra o
Metrô e a Linha Amarela, no Rio de Janeiro, e
as rodovias Raposo Tavares – no interior de São
Paulo – e CLN (Concessionária Litoral Norte, a
Linha Verde), no litoral norte da Bahia, a PREVI
ainda detém participações em importantes companhias do segmento, como a ALL (América
Latina Logística), do setor de transporte de carga,
e as companhias elétricas CPFL e Neoenergia.
De forma indireta, a Vale se destaca, com investimentos
relevantes em portos e ferrovias para
o escoamento e transporte de sua produção de
minério, estruturas também utilizadas por outras
empresas, tanto brasileiras como estrangeiras.
Como estamos falando de diversas grandes áreas
de atuação (transporte, energia, logística) e de um
tempo relativamente curto para realizar as obras
necessárias aos eventos, a pergunta é inevitável:
quais são as prioridades? Segundo o Diretor de Participações
da PREVI, Joilson Rodrigues Ferreira, “é
difícil criar um ‘ranking’ de prioridades. A energia,
por exemplo, é muito importante para o desenvolvimento
e a qualidade de vida das pessoas, além de
ter um impacto significativo no crescimento do
País. Por outro lado, o escoamento da produção e
o custo do frete são fatores igualmente importantes
por gerar competitividade em um mercado global”.
Ele afirma ainda que “a PREVI está presente em
várias empresas que hoje são especialistas em infraestrutura
e que, portanto, estão preparadas para
investir ou ampliar seus investimentos”.
Participação em transportes
No segmento de transportes, a PREVI atua desde
1995 por meio da sua participação na Invepar, holding
criada em parceria com a construtora OAS e
que, a partir de 2008, passou a contar também com
Petros e Funcef. Com a atração desses dois novos
sócios, parceiros da PREVI em outras empresas,
a Invepar “ganhou corpo” e, nesse mesmo ano, a
empresa conquistou a concessão da Rodovia Raposo
Tavares – que atende à região oeste do Estado
de São Paulo – por R$ 650 milhões e investiu R$
1 bilhão para deter 100% do capital do Metrô
Rio. Iniciava-se, assim, um movimento claro da
PREVI de intensifi cação dos seus investimentos
em infraestrutura, especialmente em transporte
urbano, visando à melhoria da qualidade de vida
das pessoas no longo prazo.
O portfólio da Invepar a consolida como um dos
mais fortes grupos de infraestrutura do Brasil, fato
que, somado à experiência acumulada, credencia a
empresa na implementação de novos investimentos
e ampliação dos projetos já iniciados. A companhia tem estudado a participação em outros investimentos,
em decorrência da sua visão de futuro, mantendo
o foco em transportes devido à experiência em
rodovias e na expansão do Metrô do Rio.
O sistema metroviário carioca, a propósito,
vem recebendo diversas melhorias nos últimos
anos, como a construção de novas estações (General
Osório, em Ipanema, inaugurada no final
de 2009, por exemplo) e do chamado “Y” – novo
trecho que liga Pavuna e Botafogo diretamente,
sem passar pelo centro da cidade –, além da
aquisição de 114 vagões novos, ou 19 trens a mais
circulando, gradativamente, a partir de 2011. “É
um ganho na qualidade de vida dos moradores
do Rio”, ressalta o Diretor de Participações da
PREVI, revelando ainda que a Invepar pode
entrar em uma concorrência para concessão de
aeroportos e outras rodovias, caso sejam oferecidos. “Se houver uma oferta, estamos aptos a
competir”, destacou Joilson.
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