|nº 135| Ago 08

Nesta Edição » Benefícios » Segurança para sua família

RESPOSTAS RÁPIDAS

O que é Pecúlio Cônjuge?
É um benefício pago em parcela única mediante morte de cônjuge/companheiro(a) inscrito na proposta.

Quem pode ser beneficiário?
O beneficiário deste pecúlio é sempre o(a) próprio(a) associado(a) da PREVI ou funcionário(a) do Banco. Até 31/12/2005, a PREVI aceitou inscrições com outros beneficiários como os filhos do casal.

Quem pode contratar?
Todos os que possuam uma das modalidades do Pecúlio por Morte e desde que o cônjuge/compa­nheiro(a) não tenha mais de 55 anos de idade.

Como posso contratar?
A contratação terá que ser feita através de formulário próprio (disponível no site da PREVI), ter as assinaturas do participante e do cônjuge/companheiro abonadas em uma agência do Banco do Brasil ou reconhecidas em cartório e encaminhada à PREVI/Capec para o endereço Av. Praia de Botafogo, 501, 3º andar, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22250-040.

Se eu me separar e casar novamente, preciso alterar minha proposta?
Fica a seu critério. A proposta pode permanecer em nome de seu ex-cônjuge ou você pode alterar para o nome do atual cônjuge.

Se eu já recebi o Pecúlio Cônjuge, posso contratá-lo novamente?
Sim. Desde que o novo cônjuge/companheiro(a) não tenha mais de 55 anos de idade.

O que é Pecúlio Mantença?
É o pecúlio mantido pelo cônjuge/com­panheiro(a) inscrito(a) no Pecúlio Cônjuge, no caso de o(a) associado(a) vir a falecer antes dele(a). A manutenção do pecúlio depende de manifestação formal, uma vez que a responsabilidade pelas contribuições mensais subseqüentes ficarão a cargo do cônjuge/companheiro(a). Para isso, o cônjuge cadastrado na proposta deve entrar em contato com a PREVI.

Quem pode ser beneficiário do Pecúlio Mantença?
Todos os descendentes comuns do casal ou enteados de qualquer um dos cônjuges, sendo obrigatória, a comprovação do vínculo.

Pecúlio é uma tranqüilidade a mais

A Capec não tem vínculo com os outros planos de benefícios da PREVI, mantendo-se por meio de contribuições específicas, sem recursos do Banco do Brasil. O pecúlio é um benefício previdenciário, portanto sem fins lucrativos, de pagamento único. A Capec oferece pecúlio por morte e invalidez, além do Cônjuge/Mantença. Funciona por sistema de repartição simples. Dessa forma, o contribuinte não forma uma reserva própria e sim uma reserva comum ao grupo que será utilizada para pagamento de indenizações no período de um ano, sem acumulação. Por esse sistema de rateio, é possível garantir um preço baixo e atrativo que não pesa no bolso e avaliza um grande benefício. A cada ano, são feitos cálculos atuariais para estimar quanto será gasto com indenizações e despesas de administração nos próximos 12 meses. A partir daí, são calculadas as contribuições necessárias e os recursos são usados no mesmo exercício. O valor dessas contribuições varia de acordo com a faixa etária do associado. A decisão de participar de um grupo de pecúlio deve levar em conta principalmente a solidez da administradora, que é quem vai honrar o pagamento dos benefícios.
A Capec é administrada pela PREVI, reconhecida pela eficiência e transparência em mais de um século de história. Para saber mais sobre os pecúlios, acesse www.previ.com.br, em área destinada à Capec.

<< Primeira | < Anterior | 1 | 2 | Próxima > | Última >>