|nº 129| Jan/Fev 08

Nesta Edição » MENSAGEM
Ótimo 2007 - 2008 melhor

"Os ótimos resultados da PREVI são também uma grande notícia para o Brasil. Em 2007, passamos a fazer parte de um grupo bem distinto, o dos 50 maiores fundos de pensão do mundo. Isso significa crescimento da poupança interna, e maior robustez para um dos principais agentes econômicos do País. Ou seja, de fato é a história de cada associado que se reflete em um bom momento da economia do Brasil. Motivo de orgulho para todos nós, e mais uma razão para que a sociedade legitime a competência de nossos técnicos, e a excelência na administração de um patrimônio estratégico. Em 2008, vamos seguir nessa trilha de conquistas, sempre de olho em novos horizontes. Os bons resultados ampliam nossa responsabilidade e nosso compromisso com o futuro de cada associado. E, por que não, com o futuro do Brasil."

Aldo Luiz Mendes - Presidente do Conselho Deliberativo

"'Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz (...).' É isso que podemos fazer em 2008. Só o pensamento positivo pode trazer coisas boas. Reclamações, mau humor, pessimismo... não vão trazer nenhum benefício, só mais desânimo. Vamos viver a parte boa da vida em 2008, pensar em coisas alegres, positivas e lembrar que estamos aqui para aprender. Aprender a ser... Aprender a aprender. Aprender a compartilhar o nosso pão. Vamos fazer um brinde à vida, aos sonhos e à alegria de estarmos vivos. Feliz 2008!"

Cecília Garcez - Diretora de Planejamento

"Novamente, a PREVI fechou o ano com crescimento do superávit. Os resultados de anos anteriores possibilitaram a revisão de distorções criadas ao longo de anos que penalizavam segmentos diferenciados no Plano 1. Agora o caminho natural será a melhoria de benefícios envolvendo todos os participantes do Plano.
No PREVI Futuro, a agenda será cobrar do Banco a devolução para os participantes da reserva patronal, do mesmo modo como é no Plano 1."

Francisco Alexandre - Diretor de Administração

"2008 será o ano do conhecimento. Procuraremos passar o máximo de informação sobre o PREVI Futuro e buscar novos investimentos."

Isabel Cristina S. Souza - Coordenadora do Conselho Consultivo do PREVI Futuro

"Nossa meta é manter a excelente governança no trato dos assuntos relacionados à PREVI, com destaque para a ótima performance dos nossos números e para a busca incessante, por meio dos superávits, de uma equalização nas aposentadorias e pensões, distorcidas pelo congelamento salarial imposto aos colegas, no governo FHC, nos anos de 1996 a 2002."

José Paulo Staub - Coordenador do Conselho Consultivo do Plano 1

"O ano de 2008 se iniciou sob o impacto positivo de excelentes resultados obtidos em 2007, o que nos renova o ânimo para enfrentar os desafios diários que a gestão dos investimentos da PREVI nos impõe. Nossa mensagem é de otimismo, respaldada, uma vez mais, na solidez do nosso patrimônio, no profissionalismo de nossa equipe de trabalho e, acima de tudo, na convicção de que a ética, a prudência e os princípios fundamentais de responsabilidade social continuarão pautando nossa conduta e nossas decisões, para o benefício de todos: participantes, patrocinadora, corpo técnico e sociedade."

José Reinaldo Magalhães - Diretor de Investimentos

"O ano de 2007 foi especial para os associados da PREVI. No Plano 1, suspendemos as contribuições, destinamos cerca de R$ 6 bilhões do superávit para os benefícios especiais, reabrimos a Carim. Melhoramos as condições do empréstimo simples, reduzimos mensalidades da Capec, fazendo crescer o número de associados. No Plano PREVI Futuro, aumentamos o nível de adesão, disponibilizamos o simulador de benefício e começamos a aplicar em renda variável em busca de aumento no patrimônio dos participantes. Em 2008, iniciaremos os financiamentos imobiliários."

José Ricardo Sasseron - Diretor de Seguridade

"Queremos compartilhar com todos a satisfação por este momento privilegiado da nossa PREVI. Cumprindo seu papel de zelar pela poupança de seus participantes para lhes garantir um futuro seguro, a PREVI inicia o ano de 2008 com o encerramento de um importantíssimo ciclo de sua vida. Usa os valores excedentes do seu superávit para atender às demandas acumuladas ao longo dos últimos dez anos, fazendo justiça à participação de seus associados. É isso o que esperamos da PREVI; é assim que a veremos enfrentar os novos desafios que virão em 2008."

Paulina Pasquina Benedetti Terra - Presidente do Conselho Fiscal

"O ano de 2007 consolidou os instrumentos de controles internos em nossa Entidade e certamente colocou a gestão das participações acionárias e imobiliárias da PREVI em um patamar de excelência diferenciado no universo dos fundos de pensão. Como reflexo imediato, observamos que a rentabilidade da carteira de imóveis superou o rendimento da renda fixa pelo segundo ano consecutivo desde o ano de 2000, fruto de um forte trabalho de redução da vacância e incremento das receitas de aluguel. Por outro lado, o trabalho de sensibilização de companhias abertas brasileiras para o aprimoramento das práticas de governança corporativa será intensificado em 2008, sedimentando o caminho que busca conciliar rentabilidade com transparência."

Renato Chaves - Diretor de Participações