Revista – O que prevê a Política de Gestão de Pessoas?
Francisco Alexandre – São definidos critérios para recrutamento, seleção e ascensão. Diferentemente do que ocorria antes, a política adota o processo seletivo como forma de ingresso na PREVI, forma democrática e transparente. Prevê também a possibilidade de promoção por sucessão para acesso aos cargos de analista nível II, gerentes de núcleo e gerentes executivos. Além disso, há possibilidade de promoções antecipadas anualmente por critério de merecimento. Se o funcionário se destaca, poderá ter promoção antecipada ou ser indicado para a política de sucessão.
Revista – Quais os critérios gerais e como manter-se informado sobre seleções?
Alexandre – Qualquer um que queira integrar o quadro de funcionários da PREVI passa pelo critério de seleção. O que permite a todos os funcionários do BB credenciarem-se e concorrerem. Para cada cargo há a definição do perfil desejado. Sempre que se convoca uma seleção, ele é divulgado. As regras de pontuação são estabelecidas. A primeira fase de classificação é curricular, com critério objetivo e automatizado de pontuação. Para os selecionados é verificada a consistência das informações prestadas, antes da realização da prova de conhecimentos. Quem quiser concorrer deve acompanhar o SISBB ou a página da PREVI na internet, onde são divulgadas as seleções.
Revista – Qual é a participação nos processos seletivos?
Alexandre – Nos últimos processos seletivos para gerentes executivos tivemos a participação de mais de 800 funcionários, o que demonstra grande adesão. Desde que assumimos a Diretoria de Administração o processo passou a ser disseminado, como a forma mais adequada de atrair pessoas.
Revista – Selecionar pressupõe ter pessoas capacitadas para realizar avaliação cognitiva e comportamental...
Alexandre – Na gerência de Talentos Humanos da PREVI temos pessoas capacitadas. Além disso, temos parceria com a PUC-Rio para elaboração e aplicação de provas. Estamos ultimando acertos também com FIA/USP, já que é fornecedora desse tipo de serviço para o BB. Por fim, contamos também com a colaboração de ex-funcionários do BB que possuem capacitação na área.
Revista – A seleção é condicionada a número de vagas?
Alexandre – Como na maioria das empresas, avaliamos os classificados até a fase final. Assim, temos um banco de talentos e à medida que surge vaga, quem atende ao perfil é avaliado. Se o candidato atender à expectativa da área, é chamado. Caso contrário, faz-se nova seleção. |