|nº 110| Janeiro 06

Nesta Edição » Capa - Retrospectiva 2005

Gestão mais segura. Conselho fiscal acompanha controles internos.

• PREVI elabora Mapa de Riscos operacionais
• Conselho Fiscal emite primeiro Relatório de Acompanhamento

Antes mesmo da edição da Resolução nº 13 (que instituiu regras de controle para todos os fundos), a PREVI já havia criado sua Gerência de Controles Internos. Em 2005 foi definido o Mapa de Riscos operacionais e foram criados 15 Planos de Ação para minimizar os riscos considerados mais relevantes.
Além da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal também acompanha toda a política de controles internos, e é responsável legalmente por emitir um Relatório de Acompanhamento sobre as práticas adotadas pela Entidade, o que foi feito pela primeira vez no ano passado.

NOVA POLÍTICA DE PESSOAL

• Política de Pessoal é modernizada
• Plano de Desenvolvimento Gerencial é aplicado para 80 colaboradores

Como uma empresa de serviços, a PREVI depende essencialmente da qualidade e da eficiência dos seus colaboradores. Para manter em dia essa relação de alto nível, foi reformulada a Política de Pessoal. As principais diretrizes dessa política foram: assegurar processo seletivo para ingresso e promoções; garantir nível de remuneração compatível com responsabilidades; valorizar o mérito mediante avaliações de desempenho.
Além das mudanças na política, foi aplicado pela primeira vez um amplo Programa de Desenvolvimento Gerencial. Todos os gerentes da Entidade passaram por uma avaliação e tiveram a oportunidade de definir um plano para incrementar suas habilidades e competências. O programa privilegiou o aspecto do desenvolvimento das pessoas e seus parâmetros foram estabelecidos em função dos objetivos estratégicos da PREVI.

ORÇAMENTO SOB CONTROLE

• Despesas ficaram abaixo do orçado

As despesas administrativas da PREVI foram realizadas dentro do parâmetro definido pelo Conselho Deliberativo. A legislação estabelece um teto de despesas em 15% do total das contribuições previdenciais arrecadadas pelo fundo. O orçamento da PREVI em 2005 previu gastos limitados a 12%, e os gastos efetivos ficaram um pouco abaixo desse teto.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Em 2005 a PREVI respondeu a 63 diferentes consultas dos mais diversos órgãos de fiscalização: Secretaria de Previdência Complementar, Tribunal de Contas da União, CPMIs, Comissão de Valores Mobiliários, Controladoria Geral da União, Comissões da Câmara dos Deputados e do Senado etc.
Em todos os casos, a PREVI apresentou informações objetivas e claras, sem tergiversar sobre os assuntos, mostrando que todas as operações foram feitas com a maior integridade.
Até mesmo a presença voluntária foi oferecida tanto à CPMI presidida pelo senador Amir Lando quanto à presidida pelo senador Delcídio Amaral. Foram prestados depoimentos em duas oportunidades diferentes pelo Presidente da PREVI, tanto em sessão aberta quanto fechada.