administração
Mensagem da Diretoria Executiva
Diretoria comenta o resultado de 2012
O fato de que a PREVI é uma instituição pioneira e que ofereceu benefícios previdenciários aos funcionários do Banco do Brasil antes mesmo da criação da Previdência Oficial em nosso país já faz parte da nossa história e muito nos orgulha. Mas 2012 veio mostrar a necessidade de a PREVI se reinventar para continuar forte e oferecendo tranquilidade a seus participantes. Em um cenário novo no país, de taxas de juros baixas, planejar e atuar de maneira eficaz para manter ou até elevar as conquistas históricas foi o principal desafio que se apresentou em 2012.
E os resultados alcançados confirmam que estamos no caminho certo. Mesmo com turbulências na economia internacional e com as mudanças na economia brasileira, conseguimos superar as metas de rentabilidade estabelecidas para os planos de benefícios. No Plano 1, fechamos o ano de 2012 com superávit, o que nos permite manter, por mais um exercício, o Benefício Especial Temporário (BET) e a suspensão das contribuições dos participantes e patrocinadora. No exercício de 2012, já incluso o BET, a PREVI pagou R$ 8,4 bilhões em benefícios. No PREVI Futuro, continuamos batendo recordes de adesão, aproveitando boas oportunidades de investimentos e fazendo com que o seu patrimônio cresça fortemente.
Confirmando o pioneirismo e a capacidade de nos anteciparmos aos movimentos, o ano ainda revelou o acerto de decisões passadas, uma vez que a PREVI não foi pega de surpresa quanto à necessidade de redução dos juros atuariais trazida pela legislação. A instituição já havia previsto essa necessidade em 2007, quando iniciou o processo de redução. Atualmente, a taxa está em 5%. Adotando a mesma linha de prudência, o Conselho Deliberativo aprovou em dezembro a redução de 5,5% para 5% na taxa de juros atuariais do Plano PREVI Futuro.
Quanto aos investimentos, intensificamos a estratégia de diversificação, com movimentos importantes na carteira de renda fixa e a ampliação da participação dos ativos imobiliários. Destacamos a revisão do Código de Governança, que incorpora novas necessidades do mercado e define o que a PREVI espera das empresas nas quais possui participação acionária. Outra iniciativa importante para enfrentarmos os novos desafios da economia e podermos aproveitar oportunidades futuras foi a aprovação da possibilidade de investimento direto no exterior.
Com relação à sustentabilidade, a PREVI continua a seguir os valores preceituados no PRI (Princípios para o Investimento Responsável), na formulação das suas estratégias de investimento. Em 2012, a PREVI foi citada em trabalho do Departamento de Seguridade Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT) como um dos quatro estudos de casos considerados como melhores práticas do investimento responsável. Podemos dizer que essa foi a tônica de 2012, que mostrou a necessidade de nos reinventarmos, mas que também trouxe reconhecimentos dos acertos necessários para continuarmos a garantir a tranquilidade aos participantes.