capa
Pensando no futuro
Dorival já pode requerer a aposentadoria da PREVI, mas não sabe se vai parar tão cedo. Assessoria Previdenciária ajudou a esclarecer dúvidas
Aos 50 anos, Dorival está pensando na aposentadoria. Neste ano, terá os 35 anos de contribuição exigidos para a aposentadoria integral do INSS. Também vai completar 15 anos de filiação ao PREVI Futuro, portanto poderá requerer a aposentadoria da PREVI. Mas não sabe se vai parar tão cedo. Ele revela que a decisão depende de vários fatores, entre eles o poder aquisitivo que passará a ter com os benefícios do INSS e o da PREVI.
“Comecei a trabalhar muito cedo, aos 12 anos, entregando folhetos de cursinho. Aos 16, passei a ter carteira assinada. Acumulo mais 11 anos como bancário, e quase mais dez na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, até vir para o BB. Embora esteja bem perto de completar o tempo para me aposentar, acho que tão cedo não vou parar”, explica.
“Contribuo pelo teto do INSS, mas, por conta de minha pouca idade, eu perderia cerca de 40% dos meus rendimentos se parasse agora. Não sei se realmente valeria a pena”, avalia. “Depois de uma vida inteira trabalhando, não conseguirei ficar parado, tenho certeza. Vou curtir um pouco a família, viajar, mas continuarei a ter uma ocupação. Isso é certo.”
Assessoria Previdenciária esclarece dúvidas
Contar com a Assessoria Previdenciária da PREVI foi importante para Dorival. O atendimento personalizado, realizado no ano passado, ajudou o participante a esclarecer várias dúvidas, como o tempo necessário de contribuição para se aposentar e as formas de aumentar sua contribuição mensal e ter um benefício ‘mais gordo’ no futuro. Ele integra o primeiro time de participantes que terão condições de se aposentar pelo PREVI Futuro a partir deste ano.
“Quis saber o que preciso apresentar se for me aposentar. Além disso, recebi informações sobre como aumentar minha contribuição mensal para ‘engordar’ meu benefício. A orientação financeira é muito útil e interessante. Fiquei sabendo dessa consultoria por meio do Autoatendimento, no site da PREVI, e resolvi agendar o atendimento. Aposentar-se pode até ser fácil, mas a gente sempre tem dúvidas do que realmente é necessário fazer”, afirma.
Mapa da mina para aumentar benefício
Com a meta de aumentar seu benefício, Dorival está investindo ainda mais no plano. “Aumentei minha contribuição de evolução na carreira, a 2B, para acumular mais valor ao benefício futuro. Ao falar com a Assessoria Previdenciária, a consultora me esclareceu como fazer isso, e me lembrou de que o patrocinador paga um valor igual ao que recolho, o que me estimulou a aumentar a minha contribuição.”
E acrescenta: “Acho muito importante ter um plano de previdência como o PREVI Futuro. Entrei no Banco e logo me associei. É uma loucura alguém trabalhar tantos anos, podendo fazer essa ‘poupança’, e não aderir ao Plano. É preciso que os funcionários do BB participem e se inteirem. O site da PREVI é um ótimo meio de informação. Viver o presente de olho no futuro é fundamental. Saber que vou poder contar com um benefício da PREVI ao me aposentar me deixa seguro. Além disso, posso contar com a PREVI em meu dia a dia, e isso me traz muita tranquilidade”, afirma.
Os serviços e benefícios utilizados por Dorival
Assessoria Previdenciária – Atendimento personalizado realizado por telefone com funcionário da PREVI, em dia e hora marcados, para tirar dúvidas sobre aposentadoria. O agendamento é feito pela Central 0800-729-0505 ou pelo Fale Conosco do site da PREVI.
Empréstimo Simples (ES) – Crédito pessoal para pagamento em até 60 prestações, com carência de quatro prestações mensais e pagas para renovação e limite de crédito de R$ 35 mil.
ES Curto Prazo – Crédito pessoal com teto de concessão de R$ 5 mil para pagamento em 12 meses, sem carência e sem renovação. Está disponível apenas para os participantes do Plano PREVI Futuro.
Carim – Financiamento imobiliário com recursos do Plano. Participantes e assistidos com dez anos completos de filiação ao PREVI Futuro podem manifestar interesse pelo financiamento, o que pode ser feito no site da PREVI ou pelo 0800 729 0505. O participante ou assistido habilitado deverá aguardar convocação para iniciar o processo do financiamento.