administração
Debutante de sucesso
Às vésperas de completar 15 anos de existência, Plano aumenta patrimônio em mais de 30%
Debutante, às vésperas de completar 15 anos no dia 10 de junho, o PREVI Futuro vem se consolidando como plano de previdência complementar no mercado nacional, seguindo os passos do ‘irmão mais velho’, o Plano 1 – o maior da América Latina. Com uma adesão expressiva, ele tem sido entendido pelos novos funcionários do Banco do Brasil como uma alternativa eficiente e segura para a aposentadoria. Atualmente, o PREVI Futuro conta com mais de 77 mil associados.
Os números comprovam esse cuidado com o futuro, mesmo que ele pareça distante para alguns participantes. Em 2012, os índices de adesão ao PREVI Futuro e à Capec foram altos. Dos funcionários que tomaram posse no BB no ano passado, 93% aderiram ao plano de previdência e mais de 70% à carteira de pecúlio.
Como novos profissionais estão sempre ingressando no Banco, dar explicações sobre o Plano a essas pessoas de modo que planejem a aposentadoria é prioridade. “A PREVI foi criada num momento em que ninguém pensava em geração de benefícios de aposentadoria, e carregamos esse DNA de vanguarda até hoje. Ao longo dos anos, abordamos questões nunca antes pensadas e esse olhar à frente é, com certeza, nosso grande diferencial”, revela Vitor Paulo, diretor de Planejamento.
E é para que cada um cuide melhor de sua aposentadoria que, em parceria com o Banco do Brasil, é realizado periodicamente o Encontro Nacional PREVI & Gepes. Em 2012, cerca de 100 analistas e gerentes de Gerências Regionais de Gestão de Pessoas do BB de todo o país e técnicos da PREVI participaram do evento, que capacitou, treinou e promoveu a troca de experiências e atualização dos funcionários das Gepes sobre os planos de benefícios, para que possam orientar melhor os novos empossados. O resultado, com certeza, se refletiu no aumento de adesões ao PREVI Futuro. Para Renê Sanda, diretor de Investimentos, “manter esse clima de parceria entre o BB e a PREVI é essencial para uma gestão saudável”.
Parcerias de sucesso, time de excelência
A parceria com o BB é um dos pilares da gestão da PREVI: “Como temos a possibilidade de ir ao patrocinador escolher as pessoas que vão trabalhar aqui, elas vêm comprometidas com o futuro da Entidade, diferentemente dos outros fundos de previdência, que contratam no mercado – depois, esses profissionais vão embora. Na PREVI, você vai encontrar muita gente que tem parentes trabalhando no Banco. Essas pessoas têm um nível de comprometimento com o que vai acontecer. É o Valor de Ser PREVI, que as outras empresas e entidades não têm e do qual tanto nos orgulhamos”, explica o presidente Dan Conrado.
E complementa: o fato de a grande maioria de nossos funcionários estar vinculada ao BB cria uma lealdade com que poucos fundos de pensão contam. Na verdade, estão trabalhando para defender a sua aposentadoria. Isso cria, de saída, uma barreira saudável, que faz os profissionais pensarem muito ao receber uma oferta do mercado. Conseguimos manter um quadro de funcionários relativamente estável e de qualidade. Por isso, investimos tanto em capacitação e formação, o que faz toda a diferença.
Com um quadro de cerca de 600 funcionários, a PREVI vem investindo no aprimoramento de suas equipes, transformando-as em unidades de alta performance. “Investimos muito em treinamento e desenvolvimento de nossos empregados. Procuramos nos cercar dos melhores instrumentos de gestão de pessoas, de processos, de negócios e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), que correspondam à nossa necessidade de trabalhar com uma equipe tão compacta e torná-la ainda mais eficiente. Isso implica uma melhor prestação de serviço aos participantes”, revela Paulo Assunção, diretor de Administração.
Entre as novidades de 2012 está o programa Prata da Casa, que treina, desenvolve e capacita líderes dentro da Entidade. “O Prata da Casa atende aos requisitos de reconhecimento por meritocracia por meio de um ranking que premia formação acadêmica de graduação e pós-graduação, certificações internas e externas, treinamentos e cargos exercidos na PREVI ou no BB, entre outras experiências profissionais. É um sistema completo de avaliação, com vistas à indicação não só para cargos propriamente ditos, mas também ao desenvolvimento e formação de lideranças”, diz Paulo.
Redução da taxa de juros
Um dos pontos que mereceram atenção especial da Entidade em 2012 foi a necessidade de alterar a taxa de juros atuariais do PREVI Futuro. Em dezembro, o Conselho Deliberativo reduziu a porcentagem de 5,5% para 5% ao ano. Em vigor desde o último dia 2 de janeiro, a medida busca a adequação da expectativa de remuneração dos investimentos do Plano ao cenário econômico atual de juros reduzidos. Conforme determinação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), todos os fundos de pensão devem reduzir a taxa para 4,5% até dezembro de 2018.
“O ano passado foi de definição de novos rumos na PREVI. Ninguém tinha ideia da velocidade com que a taxa básica de juros cairia, e isso nos trouxe um nível maior de preocupação com o futuro. Estávamos numa zona de conforto muito interessante: mantínhamos um volume de renda fixa numa taxa tão alta que a Bolsa era um investimento de luxo. Isso acabou. Mas nós ainda estamos numa situação muito confortável porque temos até 2018 para reduzir nossa taxa atuarial de 5% para 4,5%. Então, estamos num momento bastante tranquilo”, afirma o presidente, Dan Conrado.
Educação previdenciária consolidada
Com esse novo cenário, cada vez mais, os investimentos em Educação Previdenciária são extremamente importantes. O programa Mais PREVI, criado em 2010, teve suas diretrizes consolidadas, disseminando o conhecimento sobre previdência e qualificando as escolhas dos participantes. Itens como adesão aos planos de benefícios, entendimento das características do PREVI Futuro, otimização das oportunidades de poupança durante a fase de acumulação do benefício e planejamento da aposentadoria fazem parte do programa.
A Preservação do Salário de Participação (SP) por meio do Autoatendimento do site foi outra boa nova de 2012. O recurso, disponível apenas aos participantes do Plano 1 até 2011, agora também pode ser utilizado pelos associados do PREVI Futuro. É possível acompanhar a evolução de seu salário de participação e solicitar a preservação, caso haja perda salarial de um mês para o outro. No ano passado, 462 participantes do PREVI Futuro autorizaram a preservação.
Outra iniciativa em linha com a transparência e a Educação Previdenciária foi a série de encontros da Diretoria Executiva com os participantes para apresentar os resultados. No ano passado, o evento aconteceu em 12 capitais do Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém –, alcançando todas as regiões do país. A novidade ficou por conta da transmissão ao vivo pela internet, que permitiu ao público tirar suas dúvidas em tempo real e que também acontecerá neste ano.
Os resultados de 2012 serão apresentados em primeira mão às entidades representativas e, no mês de abril, nas cidades que reúnem maior número de associados. As datas, no mapa abaixo, estão sujeitas à confirmação. Acompanhe no site.
“A PREVI é um investidor transparente, que busca oferecer aos participantes e investidores o maior número de informações possível sobre sua gestão. Esses eventos de apresentação de Resultados Anuais são um exemplo disso. É um compromisso público com a transparência, a ética e os princípios de responsabilidade socioambiental, reforçado por outros meios, como a Revista, veículo de comunicação com o participante, e o nosso site, que está sendo reformulado para oferecer informações mais específicas sobre o Plano 1 e o PREVI Futuro. Vale ressaltar que, com relação ao mercado, acabamos de renovar nosso Código de Governança Corporativa, que mostra claramente o que a PREVI espera das empresas em que investe e como elas devem se comportar”, comenta Dan Conrado.