capa
Você por dentro das empresas
Executivos de companhias relevantes da carteira de investimentos da PREVI fazem apresentações para participantes
A PREVI está levando profissionais das áreas de Relações com Investidores das empresas participadas para falar diretamente com os participantes em apresentações presenciais. Essas apresentações são também transmitidas ao vivo pela internet. O intuito é explicar os resultados de empresas relevantes da carteira de investimentos dos planos de benefícios e apresentar as perspectivas dos setores onde atuam. São os dividendos distribuídos por essas empresas que pagam boa parte das aposentadorias.
Essa é mais uma iniciativa alinhada ao novo modelo de relacionamento com participantes na busca de mais aproximação e interatividade. A Vale foi a empresa escolhida para dar início à série de encontros, uma vez que é o principal ativo da carteira de renda variável.
A Vale e o ciclo chinês
A apresentação da Vale foi feita na sede da PREVI por Luciano Siani, diretor financeiro da mineradora, no dia 16 de abril, aniversário de 111 anos da Entidade. Foram convidados para a apresentação participantes residentes no Rio de Janeiro e, para assistir à transmissão via internet, todos os associados, por meio de ampla divulgação pelo site e envio de e-mail.
Em sua apresentação, Siani fez uma análise detalhada do mercado global de minério de ferro. Segundo ele, o cenário é desafiador. “A China ainda cresce muito, mas a natureza desse crescimento mudou, ficou menos intensiva no uso de commodities. Quando o crescimento chinês era de 10% ao ano, a demanda de aço crescia 15%. Já este ano, deve ficar entre 0% e 1%”, explica.
Esse movimento atingiu fortemente a Vale, que teve queda de dois terços na receita em comparação com 2011, quando o preço do minério de ferro atingiu seu pico histórico. No entanto, segundo Siani, a Vale vem fazendo importantes ajustes de custos e realizando investimentos que devem garantir a competitividade da empresa nos próximos anos. “Estamos focados em projetos de classe mundial, ou seja, que têm grande potencial para acelerar nosso crescimento com alta qualidade”, explica Siani. “Além disso, estamos num processo de forte redução de despesas e custos, o que nos dá mais competitividade”, complementa.
A segunda empresa apresentada aos participantes foi a CPFL Energia, no último dia 8 de junho.
“Participei, com muita satisfação, da reunião na CPFL e fiquei impressionado com a ótima qualidade das palestras esclarecedoras dos presidentes da PREVI e da CPFL”, elogiou Marcos Diniz Martins, aposentado residente em Campinas. O presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr., expôs os resultados da companhia e as perspectivas do setor de energia elétrica a participantes residentes em Campinas (SP) e adjacências. O presidente da PREVI, Gueitiro Genso, e o diretor de Planejamento, Décio Bottechia Júnior, que é conselheiro de administração da companhia, participaram da apresentação.
Radiografia das empresas
A apresentação dos executivos de empresas da carteira de investimentos é feita para participantes e ocorre na cidade onde a companhia está sediada. É uma das iniciativas previstas no novo modelo de relacionamento, no qual a PREVI vai aonde o participante está. Os executivos fazem uma radiografia das companhias e tiram dúvidas da plateia, formada por residentes na cidade e arredores, que são convidados por e-mail. Os demais participantes acompanham ao vivo pela internet, modelo mais econômico, amplo e acessível a todos. Tanto os presentes como os internautas fazem perguntas aos executivos.
Eles fazem a nossa história
Além de ter promovido uma apresentação sobre a mineradora Vale, a PREVI homenageou dois de seus associados mais antigos em seu aniversário de 111 anos, comemorado em 11 de abril. Jacyr de Lacerda, de 98 anos, falou da alegria de ser lembrado e disse estar lisonjeado com a homenagem. “Quero completar meus 99 anos, no próximo dia 1° de janeiro, gozando da excelente saúde física e mental que tenho hoje”, afirmou. Sob aplausos, revelou o segredo da longevidade: “Após 32 anos de trabalho no Banco, segui minha vida exercitando corpo e mente, dormindo o necessário e me dedicando às letras. E sempre sob as orientações do meu médico, que incluem me exercitar, dividir meu alimento, me divertir e evitar aborrecimentos.”
Geraldo de Souza, de 97 anos, por sua vez, arrancou gargalhadas da plateia ao contar que sua receita para uma vida longa é bem parecida com a do colega Jacyr. “Afinal, velho é tudo igual”, afirmou bem-humorado. Destacou ainda a importância da PREVI e do Banco, onde construiu uma carreira de sucesso. “Eles têm sido meus grandes amigos da vida inteira. Por isso quero agradecer à PREVI pela homenagem e dizer que eu é quem devia homenageá-la por tudo que representa para mim e para milhares de funcionários aposentados como eu”, concluiu.