Bem-estar
Exercícios, joelhos e coração
Segundo o fisioterapeuta Maurício Nogueira é preciso aumentar aumentar a carga da atividade de forma gradual para evitar lesões
Também é muito comum querer tirar o tênis do armário, largar o sedentarismo e partir para uma rotina puxada de exercícios de uma hora para outra. Nessa hora, o corpo reclama com dores ou lesões mais graves. “O problema é que a grande maioria só pensa em exercícios no período pré-verão”, diz o fisioterapeuta e instrutor de pilates Maurício Nogueira.
Segundo Nogueira, as lesões mais frequentes provocadas pela sobrecarga de exercícios ocorrem nos joelhos e na coluna. “As dores na coluna acontecem porque a pessoa exagera no ritmo da atividade física sem ter fortalecido os músculos do abdômen e da região lombar”, explica. O ideal, defende, é que a atividade seja acompanhada de perto por um profissional. “Não basta ter um professor que prescreva uma série de exercícios e deixe o aluno sem supervisão, como acontece muitas vezes”, diz. “Quanto mais personalizado o trabalho, maior a chance de se obter melhores resultados.”
O aumento da carga na atividade também deve ser gradual. “Se vai fazer caminhadas e está parado há muito tempo, comece com apenas 15 minutos por dia, durante uma semana. Depois, vá subindo gradualmente”, diz. “Se começar com 40 minutos em ritmo forte, vai terminar quebrado, com dores, e vai acabar desistindo no dia seguinte.”
O verão também estimula as pessoas a buscar atividades ao ar livre. Nesse caso, muito cuidado com o calor. “Evite os horários de maior temperatura e prefira os exercícios cedo, pela manhã; ou à noite”, recomenda Nogueira. “Beba muita água e use roupas leves, escolha um bom tênis e nada de usar casacos ou faixas abdominais para suar mais, achando que vai perder mais peso. Desse jeito vai ter é um desmaio ou uma desidratação.”
O atleta de verão também não deve se esquecer da boa alimentação. “Não adianta tomar só um copo de leite e partir para a malhação, achando que vai emagrecer. Ou sair comendo de tudo, pensando que vai ganhar massa”, diz Nogueira. “Se for possível, procure um nutricionista. Algumas academias oferecem esse serviço. O resultado costuma ser muito melhor.”
Nogueira também chama a atenção para a importância de se fazer exames médicos antes de iniciar a atividade física. “Isso é primordial. Procure um cardiologista ou um profissional de saúde antes de começar”, diz. O conselho vale para todos e para qualquer época do ano. Academias sérias exigem exames bastante completos. Se não exigir, fuja! Caso vá começar a correr ou caminhar por conta própria, faça um check-up antes. “Felizmente, tenho percebido que as pessoas andam mais conscientes com esses detalhes.”