Edição 185 Dezembro/2015

Educação Previdenciária

Multiplicando conhecimento

PREVI explica o funcionamento de seus planos e atende 312 pessoas nos Encontros Gepes/Ecoa em todo o país

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“Só há pouco tempo comecei a pensar no futuro, em fazer um plano de previdência, e entendi que a PREVI era a melhor opção já que eu contribuiria com uma parte e o Banco com o mesmo valor. Esse foi um motivo inquestionável para eu decidir, enfim, me associar depois de 14 anos no Banco, aproveitando a presença aqui de atendentes da PREVI. Vi que não podia perder mais tempo. Fiz minha filiação e aproveitei para aderir à Capec”, explicou Debora Schaeffer, 34 anos, agente Ecoa da agência Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.

A adesão de Debora ocorreu nos encontros das Equipes de Comunicação e Autodesenvolvimento com os funcionários das Gerências Regionais de Gestão de Pessoas – Encontro Gepes/Ecoa – em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A PREVI esteve presente graças à parceria com o BB, que permitiu à Entidade participar de eventos em sete cidades do Brasil, durante os meses de agosto e setembro. A iniciativa faz parte da estratégia de estar cada vez mais perto dos associados e está alinhada ao novo modelo de relacionamento da PREVI.

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Debora explicou que, quando tomou posse no BB em 2001, não teve informações suficientes sobre o que era a PREVI e a importância de se associar. “Essa desinformação, aliada ao fato de achar que era apenas mais um desconto no meu salário, fez com que a adesão não fizesse parte dos meus planos naquela época. Pensava que minha aposentadoria ainda estava muito longe. Só recentemente comecei a pensar no assunto e no meu futuro. Durante a palestra dos técnicos, todas as minhas dúvidas foram sanadas. O fato de ter gente especializada nos ajudando facilita tomar uma decisão como essa com total segurança”, afirmou.

A equipe da PREVI realizou palestras para explicar como funciona a Entidade, quais são as regras do plano PREVI Futuro e como aderir à Capec. Além disso, foi montado um estande de atendimento, onde os participantes puderam tirar dúvidas, pedir informações e marcar assessoria previdenciária, além de aderir ao PREVI Futuro e à Capec. Foram atendidas 312 pessoas em todos os encontros.

O diretor de Seguridade, Marcel Barros, acompanhou o grupo e lembrou a importância da parceria com as Gepes. “Em mais de cinco mil municípios do Brasil há associados da PREVI, mas nem sempre é possível estarmos presentes fisicamente. Por isso, a ajuda das Gepes é essencial. Quando repassamos para vocês, agentes Ecoa, informações importantes sobre assuntos básicos, como aumentar seu saldo de contas e como aderir ou fazer upgrade na Capec, estamos garantindo que esse aprendizado será repassado ao nosso participante. Dessa forma, ele poderá ter suas dúvidas sanadas e receberá informações suficientes para tomar decisões que dizem respeito ao seu plano e à sua aposentadoria”.

Informação nunca é demais

O evento no Rio Grande do Sul, em agosto, foi o primeiro da série e contou com a presença de 450 pessoas, entre agentes Ecoa, líderes e gestores do Banco. Para Edson Bündchen, superintendente estadual do BB no estado, a presença da PREVI foi fundamental para que os participantes entendessem a importância da Entidade e os benefícios oferecidos.

“Nesse encontro, lançamos o projeto ‘Integrar’, que tem o objetivo de melhorar o nosso clima organizacional. Poder contar com a PREVI fez toda a diferença. Foram duas horas de um bate-papo descontraído, em que os especialistas apresentaram argumentos inquestionáveis sobre como aumentar o saldo de contas do plano de benefícios e por que aderir aos pecúlios oferecidos, além de tirarem dúvidas. Acho que essa iniciativa aproxima a Entidade dos funcionários, o que é muito importante para a melhoria do clima que a gente tanto deseja”, declarou.

Edson observou também que, no Rio Grande do Sul, ainda existem cerca de 200 funcionários que não aderiram ao PREVI Futuro. “A gente quer aproveitar essa sensibilização e trazer esse pessoal para o PREVI Futuro e para a Capec, conscientizando-os de que é preciso pensar em investir no futuro”.

Em Brasília, Renato de Almeida Gentil, 30 anos, gerente de relacionamento da agência Bacen, aproveitou a presença dos técnicos no evento para se filiar ao PREVI Futuro e aderir à Capec. Ele explicou que outras prioridades, como faculdade, casamento e a aquisição da casa própria, foram responsáveis por estar há cinco anos no BB e não ter se associado à PREVI. “Sempre tive consciência da importância da PREVI, mas meus gastos fixos me impediam de ter o desconto mensal no meu salário. Agora consegui me estabilizar. Por isso, quando obtive informações valiosas com os técnicos sobre o PREVI Futuro, decidi me associar e também aderir à Capec, na modalidade Sênior”, declarou Renato.

Parceria extraordinária

Durante o encontro em Salvador, o diretor de Gestão de Pessoas do BB, Carlos Netto, destacou a importância da parceria da PREVI com o Banco, especialmente valiosa por conta das mudanças internas realizadas nas Gepes. “O que a PREVI está fazendo aqui é extraordinário. A gente percebe que ter os técnicos tão próximos, tirando dúvidas e informando os funcionários, é muito importante e gera uma vontade nos agentes Ecoa de saberem ainda mais, para, inclusive, repassar aos colegas. Essa aproximação ajuda também a construir vínculos com a Entidade e promove a conscientização sobre a importância de participar dos temas da PREVI e acessar seus canais de comunicação”, afirmou Carlos Netto.

Dúvidas esclarecidas

Sérgio Rocha, gerente geral da Gepes Brasília, lembrou que solidez e segurança são palavras que podem ser usadas para definir a PREVI. “Quando um agente Ecoa participa de uma palestra em que um técnico da PREVI explica como a Entidade funciona, como é possível aumentar seu saldo de conta e garantir uma aposentadoria tranquila no futuro, essas características de segurança e solidez ficam ainda mais evidentes”, declarou.

Ele lembrou que os agentes Ecoa, além de ajudarem no dia a dia das agências auxiliando o Comitê de Administração, também são disseminadores de informação. “E informação, principalmente em assunto sério como previdência complementar, nunca é demais. Por isso, ter a PREVI disponível para tirar dúvidas presencialmente, ampliar nosso conhecimento sobre o PREVI Futuro e o Plano 1 é tão importante. Traz segurança e desperta a vontade de aprender ainda mais e colocar esse aprendizado em prática, fazendo outras contribuições como a 2B e a 2C e, até mesmo, aderindo ou fazendo upgrade no pecúlio contratado”, afirmou Sérgio.

Para a coordenadora de Ecoa e assistente de negócios da agência Estilo Garcia, em Aracaju, Maria Odete Felizola Menezes, 50 anos, a presença da PREVI no encontro Gepes/Ecoa em Salvador foi fundamental para esclarecer suas dúvidas com relação à PREVI e à própria aposentadoria. “A informação é importante para todos nós, funcionários do BB, principalmente para os agentes Ecoa que conseguem, no seu dia a dia, disseminar o conhecimento para os colegas. O que aprendi aqui vou repassar porque acho que, assim como eu, muita gente, mesmo estando há anos no Banco, não sabe exatamente como a PREVI funciona, tampouco como fazer contribuições extras para aumentar o saldo de contas ou até mesmo que tipo de pecúlio contratou”, observou Maria Odete.

A coordenadora de Ecoa aproveitou os atendentes da PREVI que estavam à disposição no local para agendar a assessoria previdenciária, saber mais sobre a sua aposentadoria, prevista para fevereiro de 2018, e elogiar o simulador de renda do site. “É maravilhoso poder contar com uma ferramenta que nos dá subsídios para tomar uma decisão importante. Eu, por exemplo, acessei o simulador para ver se valia a pena ou não aderir ao PAI. É muito simples e didático. No meu caso, o simulador me permitiu ver que o melhor para mim é trabalhar por mais dois anos e me aposentar com o valor integral”, explicou.

 Entenda o que é a Ecoa

A Ecoa é uma equipe de comunicação e autodesenvolvimento formada por representantes voluntários que assessoram o Comitê de Administração das dependências nas ações de comunicação interna, bem-estar no trabalho, autodesenvolvimento, gestão participativa e responsabilidade socioambiental, qualidade de vida no trabalho (QVT) e clima organizacional.

A equipe é composta de, no mínimo, dois voluntários integrantes das unidades do Banco, que são escolhidos por meio de processo eleitoral livre. A quantidade de membros da Ecoa depende da quantidade de funcionários existentes nas dependências. A equipe deve ser formada por um coordenador e, no mínimo, um agente de Comunicação Interna. 

Vídeos e áudios

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Carlos Netto explica a importância da presença da PREVI nos Encontros Gepes/Ecoa

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