Editorial
Futuro e transparência
A Revista PREVI traz o que foi discutido no último Encontro de Governança Corporativa sobre tecnologias digitais, geopolítica, mudanças climáticas, estratégias e outros assuntos que podem mexer com o futuro da sua aposentadoria.
Um plano de previdência tem, necessariamente, uma visão de longo prazo. E não estamos falando de uma década, mas de horizontes muito mais longos. É, portanto, nossa obrigação ficar atento às tendências, às oportunidades e às ameaças que podem influenciar essa trajetória, não daqui a seis meses ou no ano que vem, mas dentro de quatro ou cinco décadas.
Não é um exercício fácil, mas temos de fazê-lo. Por isso, às vésperas de chegar à maioridade, o Encontro PREVI de Governança Corporativa, em sua 17ª edição, teve como tema ‘Megatendências: Estamos Preparados para o Futuro?’. Para responder a essa pergunta, a Revista PREVI traz o que foi discutido sobre tecnologias digitais, geopolítica, mudanças climáticas, estratégias e outros assuntos que podem mexer com o futuro da sua aposentadoria.
Essa visão de futuro passa pelo compromisso com valores de Responsabilidade Social e Ambiental. Não podemos, portanto, deixar de comemorar os 10 anos do PRI, os Princípios para o Investimento Responsável da ONU, iniciativa global para disseminar boas práticas de governança, da qual a PREVI é signatária.
Essas práticas hoje constroem nosso futuro. Sabemos que a concretização de nossa visão de longo prazo depende do que fazemos no presente. Por isso, nesta edição analisamos o cenário econômico de 2016 e apresentamos os resultados do terceiro trimestre. Temos boas notícias: a economia dá sinais de recuperação e nossos Planos superaram a meta atuarial no período. Apresentar os resultados com transparência, periodicamente, é parte do nosso compromisso com os associados, fundamentado na relação de confiança entre nós.
Confiança no futuro e no cumprimento de nossa missão de prover benefícios de forma eficiente, segura e sustentável. Os associados do PREVI Futuro podem saber mais sobre seus benefícios nesta edição, que traz ainda a história de superação de Dimaranje José, o Didi, deficiente visual, escriturário do BB e musicista, que tem na PREVI um apoio para todas as horas.
Boa leitura.
Gueitiro Matsuo Genso
Presidente