Eleições
Propostas Chapa 1 Ética e Transparência
É preciso um novo olhar sobre a PREVI!
Urge buscar novos caminhos e apresentar soluções inovadoras, porque a proteção do patrimônio acumulado ao longo de décadas precisa ser feita hoje, de forma diferente. A economia mudou. As pessoas vivem mais.
É preciso assegurar remuneração adequada ao patrimônio, suficiente para pagar até o último benefício e para alcançar esse objetivo é fundamental uma gestão equilibrada, com gente competente e independente, que rejeite interferências comprovadamente maléficas para os participantes.
Um fundo de pensão tem por objetivo precípuo assegurar aposentadorias e pensões dignas aos seus associados, de sorte que seus investimentos devem ser calibrados em função do seu passivo, guardar estreita consonância com suas necessidades, sem colocar em risco a segurança do plano e sem servir a interesses outros.
A PREVI é líder entre os fundos de pensão do país e desempenha relevante papel no contexto da economia brasileira.
Entretanto, há senões no quesito benefícios de aposentadorias e pensões que requerem especial atenção por parte dos seus gestores, haja vista o crescente número de ações judiciais, que entre outros malefícios, vêm dilapidando nosso patrimônio.
Outro senão é a taxa de administração (hoje em 4%) que, em face do volume de recursos do PGA da PREVI (em torno de 800 milhões), pode estar equivocadamente dimensionada.
Nos últimos 10 anos pode-se ter perdido oportunidade de rentabilizar ativos do Plano PREVI Futuro em mercados como o de Capitais e Imobiliário, o que é irremediável num Plano com essas características. Sugere-se rever suas políticas.
O Plano PREVI Futuro, com 15 anos, possui patrimônio perto de 3% da reserva do Plano-1, evidenciando-se a precarização do nível salarial do funcionalismo Pós-98. A Previdência é reflexo da base salarial.
Todas as ações devem atentar para a preservação do objetivo da instituição, que é o de garantir benefícios previdenciários aos seus associados para manter o poder de compra e contribuir para a qualidade de vida dos participantes e assistidos.
Observe-se que as turbulências do mercado indicam que os desafios a serem enfrentados demandarão equilíbrio e discernimento para garantir a perfeita fruição dos Planos, até que o último participante possa receber o seu último benefício, nas mesmas condições por ele conquistadas, no início da sua aposentadoria. A preocupação primária é com a perpetuidade dos benefícios.
É isso que a chapa ÉTICA E TRANSPARÊNCIA propõe aos participantes da ativa, aposentados e pensionistas. Nosso compromisso é trabalhar com ética e transparência nos vários segmentos. É fazer uma gestão que gere segurança e tranquilidade hoje e amanhã. Nosso programa foi elaborado nessa direção.
Para ter um olhar diferente e construir novas soluções para a PREVI, conclamamos você a ser um agente de transformação da PREVI!
O conteúdo desta página é de inteira responsabilidade da chapa e não necessariamente reflete a opinião da PREVI.