Editorial
O valor da educação
Nesta edição, destacamos ainda as vantagens dos pecúlios da PREVI e mostramos como, aderindo à Capec, você proporciona segurança a quem escolher.
A educação é um caminho sólido. Seja para o crescimento pessoal, profissional ou até para o desenvolvimento de um país. O que as pessoas muitas vezes esquecem é que a educação não se limita aos bancos escolares. É um processo amplo e permanente, que atravessa diferentes aspectos de nossas vidas, em casa, na rua ou no trabalho. Finanças e previdência não ficam de fora desse processo. Preparar-se para lidar com o dinheiro e formar uma poupança de longo prazo para a aposentadoria exige disciplina e – como qualquer matéria – vontade de aprender. As vantagens, no entanto, são mais do que compensadoras.
Por isso, a Educação Financeira e Previdenciária é assunto permanente aqui, na Revista PREVI. Esta edição traz algumas ferramentas que ajudam os participantes a melhorar o nível de seus benefícios, como as contribuições 2b e 2c para os participantes do PREVI Futuro, ou a preservação do salário de participação, especialmente importante para o participante da ativa do Plano 1. No autoatendimento do site, o pessoal do Plano 1 encontra os cálculos prontos para que possa optar pela preservação do salário. Ou seja, tem como melhorar o benefício que terá na aposentadoria sem pagar nada mais por isso, já que as contribuições estão temporariamente suspensas, em função do superávit do Plano 1.
Nas páginas seguintes, falamos também das condições facilitadas para o retorno daqueles que, por qualquer motivo, tiveram de deixar o PREVI Futuro. Mostramos que a Educação Financeira está sendo introduzida não apenas nas escolas, mas nas empresas e organizações, e damos dicas para o uso responsável do crédito.
Nesta edição, destacamos ainda as vantagens dos pecúlios da PREVI e mostramos como, aderindo à Capec, você proporciona segurança a quem escolher.
Por último, registramos os principais destaques do 12º Encontro de
Conselheiros da PREVI, realizado em junho. O evento é importante dentro do processo de formação continuada dos nossos representantes nas empresas em que a PREVI tem participação acionária. Ao debatermos os impactos dos cenários nacional e internacional atuais sobre a agenda estratégica das empresas brasileiras, os conselheiros tiveram a oportunidade de trocar experiências e equalizar conhecimentos.
Boa Leitura!
Ricardo Flores
Presidente