Edição 194 Agosto/2017

Perfil do Participante

Quem são e o que desejam os associados

PREVI realiza pesquisas para oferecer o melhor atendimento a seus participantes

Conheça o terreno em que você atua. A lição vale para a vida e para a administração. Por isso, desde 2015, a PREVI vem realizando com mais frequência pesquisas junto a seus associados para conhecer melhor o perfil dos participantes, entender o que desejam e melhorar a comunicação com seu público. Dessa forma, a Entidade pode oferecer uma gestão mais eficaz e transparente. Porque não basta cumprir a missão de pagar benefícios aos aposentados e pensionistas de maneira segura e sustentável. É preciso fazer isso da maneira mais eficiente possível.

As pesquisas foram conduzidas por empresas especializadas na área, como o Ibope Inteligência e a Gestner Gestão e Consultoria. A escolha de institutos independentes garantiu resultados técnicos e imparciais, que permitirão à PREVI descobrir meios de fortalecer sua relação com os associados.

Entre 2015 e 2017 foram realizadas quatro pesquisas qualitativas e quantitativas com os diversos públicos da PREVI, participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro: funcionários da ativa, aposentados e pensionistas. Os estudos foram importantes para traçar um perfil de preferências e expectativas dos participantes relacionados a diversos temas como: comunicação (canais e conteúdo); atendimento; veículos de informação; transparência; satisfação; planos, produtos e serviços; gestão e imagem da Entidade.

Os levantamentos de 2015 e 2016 foram conduzidos pela Gestner Gestão e Consultoria e avaliaram a satisfação dos participantes com a PREVI e sua percepção em relação à transparência da Entidade. Para entender melhor o comportamento dos associados, foi realizada entre março e abril deste ano, pelo Ibope Inteligência, uma pesquisa de segmentação, que dividiu os entrevistados por grupos de afinidade e perfis de consumidores dos participantes.

Mais transparência e agilidade na informação

Em 2016, a Pesquisa de Satisfação registrou índices de aprovação acima de 90%, considerando diversos aspectos, como imagem e gestão, planos de previdência, produtos e serviços, comunicação e atendimento.

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No mesmo ano, foi realizada uma pesquisa com alguns grupos de participantes para compreender qual era sua percepção de transparência e o que desejavam da PREVI em relação a esse tema. O resultado mostrou que os associados esperam proatividade, orientação e informação sob medida da Comunicação da PREVI. Para eles, essa é a maneira de conquistar mais adeptos para o PREVI Futuro e ampliar os conhecimentos do Plano 1.

O estudo mostrou também que os participantes esperam posicionamentos mais ágeis por parte da PREVI com assuntos relacionados à gestão e à administração da Entidade, especialmente quando se trata de temas polêmicos. Os associados gostariam ainda de ter o privilégio/prerrogativa de receber uma satisfação em primeira mão e de modo mais formatado do que a imprensa e o público em geral.

Essas pesquisas fazem parte do direcionamento estratégico da PREVI, que busca estreitar os laços com os associados, e dão sequência ao ciclo de levantamentos iniciado em 2015. Com isso, esperamos estar cada vez mais próximos dos participantes, em todos os canais: pelo site, Revista, aplicativo ou em eventos por todo o país.

Pesquisa de Segmentação

A pesquisa realizada este ano aprofundou o conhecimento da PREVI sobre seus participantes e a relação deles com a Entidade. O estudo, que teve o objetivo de avaliar e propor melhorias nos canais de comunicação e nos produtos e serviços da Entidade, aconteceu em duas etapas. Uma pesquisa qualitativa, feita a partir de discussões em grupo (8 grupos com aposentados do Plano 1 e ativos do PREVI Futuro, em quatro capitais), e outra quantitativa, por meio de entrevistas telefônicas e individuais, com 900 participantes ativos e aposentados.

Os participantes foram divididos por Plano e também segmentados entre aposentados e ativos. Desse modo, foi possível descobrir as necessidades e demandas de cada segmento. A partir daí, foi possível identificar claramente três perfis de comportamento entre ativos e outros três entre os aposentados.

Entre os aposentados, alguns apresentam rotina bem ativa, enquanto outros levam uma vida mais tranquila. Outros relatam tempos de dificuldade financeira. Para os ativos, o momento atual é de muito trabalho, investimento na carreira e ansiedade pelas recentes mudanças ocorridas no Banco.

 

Participantes do Segmento 1
Participantes do Segmento 2
Participantes do Segmento 3
Participantes do Segmento 4
Participantes do Segmento 5
Participantes do Segmento 6

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