capa
Passeio sobre trilhos
VLT, que tem participação da Invepar, foi a última parada do Programa de Visitas no primeiro semestre
No dia 14 de junho, a última parada do Programa de Visitas no primeiro semestre foi no Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Mais de 20 participantes saíram da estação final, no Aeroporto Santos Dumont, para um passeio de VLT até o Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), na Gamboa, zona portuária da cidade.
Os participantes conheceram as oficinas do VLT e a sala de treinamento técnico e teórico, onde os condutores aprendem, em simuladores, como guiar os trens pelos trilhos da cidade. Recepcionados pelo diretor-presidente do VLT, Rodrigo Tostes, os associados participaram de uma palestra em que entenderam melhor como é a participação da PREVI no negócio, que acontece por meio da Invepar – holding criada em 2000, que atua no segmento de infraestrutura em transportes –, da qual a Entidade tem 25,56% do capital.
“O VLT é uma parceria público-privada em que a Invepar participa com 24,93%. Dessa forma, vocês da PREVI também são donos de uma parte desse grande projeto do qual tenho muito orgulho de estar à frente”, disse Rodrigo.
Ele acrescentou que iniciar as operações do VLT durante os Jogos Olímpicos, em agosto de 2016, foi um enorme desafio. “Num único dia tivemos 63 mil passageiros e sem contratempos. Um recorde absoluto. Desde então, estamos aperfeiçoando o nosso trabalho, inaugurando novos trechos e, até setembro de 2018, estaremos com o projeto – de 28 km de vias, 29 paradas e estações, com 32 trens – concluído e em operação”, explicou diretor-presidente do VLT.
Ele destacou que, ao contrário do que se pensa, o VLT não foi criado para ser um transporte apenas para turistas. “É um veículo de média capacidade, de arquitetura moderna, integrada à paisagem da cidade, com acessibilidade e inovação tecnológica na captação de energia. Enfim, um meio de transporte que veio se somar aos já existentes na cidade para facilitar a mobilidade da população e ligar os bairros da Região do Porto e a rodoviária ao Centro do Rio, passando pelo aeroporto”.
Uma entusiasta do VLT, a aposentada Aurimar Baunilha de Almeida ficou encantada com a visita. “Sou uma usuária do VLT e ver como ele funciona de perto, como ele é administrado, me trouxe muita segurança. Deu para ver o cuidado que é dado à manutenção dos trens, à capacitação dos funcionários e como o nosso dinheiro é investido. Fico satisfeita em saber que a PREVI tem participação nesse projeto”, contou a associada. Aurimar aproveitou a oportunidade para ‘guiar um trem do VLT’ no simulador do Ciom. “É melhor continuar como passageira”, brincou, depois da experiência virtual.
Morador de Saquarema, na Região dos Lagos, o aposentado Luis Cezar Zeredo, 56 anos, veio ao Rio por conta própria exclusivamente para a visita ao VLT. “Soube da oportunidade pelo site e me inscrevi porque é importante saber onde nosso dinheiro está investido, principalmente depois de momentos tão conturbados da economia. Fiquei feliz em fazer esse passeio de VLT pela primeira vez, e também por ter podido ouvir explicações e ver a transparência com que os executivos, tanto da PREVI quanto do VLT, expuseram os números aos associados”, concluiu.
Transparência, um compromisso
A prestação de contas é um compromisso da PREVI com seus mais de 200 mil associados, e a Entidade tem realizado uma série de ações com essa finalidade. A divulgação do hotsite exclusivo sobre Resultados, com performance dos investimentos e informações sobre as principais empresas participadas, é uma dessas iniciativas. Além disso, os participantes podem acessar os vídeos da série ‘De Olho nos Ativos’, que trazem entrevistas com executivos das principais empresas participadas da PREVI.
A constante divulgação de notícias no portal e naRevista PREVI; a promoção de eventos como a apresentação de Resultados por todo o país e a publicação do Relatório Anual – que traz informações sobre estratégias, iniciativas, produtos, serviços, projetos, operações e negócios – são outros meios da PREVI comunicar ao associado informações sobre seus negócios e a gestão dos benefícios dos seus participantes.