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Você também é "dono"
Programa de Visitas a Empresas e Empreendimentos leva participantes para conhecer unidades que fazem parte dos investimentos da PREVI
Você sabia que, como associado da PREVI, é um pouco ‘dono’ do MorumbiShopping e do WTorre Nações Unidas, em São Paulo; da Cervejaria Bohemia (Ambev), em Petrópolis (RJ); do VLT, no Rio; do Shopping Curitiba, no Paraná? Esses e outros importantes empreendimentos por todo o Brasil fazem parte do portfólio de investimentos da nossa Entidade que, após muito estudo e avaliação, busca os melhores negócios para aplicar os recursos dos participantes com o objetivo de maximizar os resultados e gerar liquidez para cumprir sua Missão: garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável.
Com o propósito de ampliar esse conhecimento, se aproximar de seus participantes e criar para eles uma experiência única, a PREVI lançou, em 2012, o ‘Programa de Visitas às Empresas Participadas’. Em 2014 o programa foi estendido aos empreendimentos imobiliários. O objetivo é levar os associados da ativa, aposentados e pensionistas para conhecerem de perto companhias e empreendimentos nos quais suas contribuições estão sendo investidas.
Entre os dias 25 de maio e 14 de junho, mais de 120 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Experiência da Cervejaria Bohemia, o Shopping Curitiba, o MorumbiShopping, o WTorre Nações Unidas e o VLT. Nessas muitas visitas, os participantes, acompanhados de executivos da PREVI, foram guiados pelos anfitriões, que mostraram de forma exclusiva como funcionam as empresas e os empreendimentos, tiraram dúvidas e apresentaram dados que explicam de que forma esses negócios são geridos para gerar resultados positivos para a Entidade e, consequentemente, para os associados.
“Saber que sou ‘dono’ de um pedacinho desse shopping me deixa muito satisfeito por tudo que vi e ouvi aqui. Como consumidor, a gente não tem dimensão de toda a estrutura necessária para fazê-lo funcionar, e nessa visita pude comprovar a seriedade e a competência de quem o administra. Isso me deixou bastante tranquilo. Afinal, é o nosso dinheiro que a PREVI investiu e investe aqui e em outros tantos negócios. Esse Programa de Visitas nos proporciona um conhecimento mais aprofundado sobre onde estão os ativos do nosso Plano e de que forma eles são geridos. Poder conhecer a empresa por dentro e tirar dúvidas é uma iniciativa muito prazerosa e de transparência da PREVI com seus participantes”, afirmou o aposentado Sérgio Pereira, 63 anos, participante do Plano 1, durante a visita ao Shopping Curitiba, no Paraná.
Para o diretor de Participações da PREVI, Renato Proença, essa é uma oportunidade única de aproximação com os participantes, permitindo que entendam um pouco mais sobre como a Entidade administra a poupança previdenciária de cada um deles. “Nesses encontros, o associado compreende que ele também é dono desses empreendimentos e que nós só realizamos um investimento depois de muito estudo e avaliações sobre o retorno e os riscos que teremos. Afinal, nosso grande objetivo é ter rentabilidade e liquidez para pagar os benefícios dos nossos aposentados e pensionistas”, explicou.
Nas próximas páginas, você poderá saber mais sobre como foi cada uma das visitas e sobre o que isso representou para os associados que participaram.
Como participar do Programa de Visitas
As visitas programadas são divulgadas por meio do site PREVI. Os associados interessados devem enviar mensagem para o endereço eletrônico informado na matéria. São selecionados de 20 a 30 participantes, pela ordem de envio do e-mail. É importante lembrar que a PREVI não arca com as despesas de deslocamento ou hospedagem de participantes que não residam na cidade onde acontece a visita.
Investimentos em empreendimentos imobiliários e shopping centers
Atualmente, 6,4% dos investimentos da PREVI estão alocados no segmento de Imóveis, o que corresponde a R$ 10,4 bilhões dos seus ativos, principalmente do Plano 1. Desse total, segundo Renato Proença, 35% estão investidos em shopping centers, 5% em logística, 50% em empreendimentos comerciais e 10% em outras categorias, como hospital e imóveis em construção.
“Em 2016, 13,59% das receitas da PREVI foram provenientes dos nossos investimentos em imóveis. Do total de benefícios pagos aos associados, 7% vêm da renda gerada por esses investimentos. A partir desses números podemos verificar que as análises sobre onde investimos têm sido acertadas no que diz respeito à nossa carteira imobiliária”, avaliou o diretor.
Renato explica que, atualmente, a PREVI tem participação em 14 shopping centers, ocupando a 7ª posição no ranking de ABL (área bruta locável) própria. “Buscamos investir em projetos localizados onde há grande concentração de pessoas porque consideramos que, nesses casos, o retorno positivo é garantido”, contou.