Editorial
Olhos do dono
Nesta edição, levamos os olhos do leitor a acompanhar os colegas associados em visitas guiadas por alguns ativos importantes em nossa carteira de investimentos.
Os olhos do dono é que engordam o boi. O velho ditado popular traduz a noção de que ninguém melhor que o próprio dono de um patrimônio para cuidar dele com o máximo cuidado. E essa é uma prática marcada no DNA da PREVI. Aqui, os profissionais que administram o patrimônio dos planos também são associados cuidando dos recursos que vão bancar suas aposentadorias.
Mas também gostamos de ir além. De estar próximos dos participantes, de levá-los a ver de perto os desafios que enfrentamos e o patrimônio sólido que construímos, em iniciativas como o nosso Programa de Visitas a Empresas e Empreendimentos Participados. Nesta edição, levamos os olhos do leitor a acompanhar os colegas associados em visitas guiadas por alguns ativos importantes em nossa carteira de investimentos, como o MorumbiShopping e o WTorre Nações Unidas, em São Paulo, o Shopping Curitiba, o sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro, e a Cervejaria Bohemia, da Ambev, a mais antiga do país, em Petrópolis (RJ).
Olhos do dono também são os olhos dos conselheiros indicados pela PREVI para acompanhar a administração das empresas em que possui participação. Capacitar esses profissionais é fundamental para que eles cumpram sua função com a maior eficiência, como vocês podem ver na reportagem sobre nosso último Workshop de Conselheiros.
Além disso, reforçamos nosso compromisso com a transparência, explicando a política de venda de ativos do Plano 1, fundamental para o cumprimento de nossos compromissos no longo prazo. Nesta edição, também oferecemos ao leitor conhecimento para entender melhor os números da PREVI, com reportagens sobre os critérios para realização do cálculo atuarial e sobre a elaboração do plano de equacionamento de déficit.
E como não podia deixar de ser, nossos olhos também se voltam para o espelho, por meio dos números das pesquisas que vêm sendo realizadas junto aos associados. Só assim podemos descobrir como melhorar ainda mais o trabalho diário para cumprir nossa Missão.
Boa leitura,
Gueitiro Matsuo Genso
Presidente