capa
Dúvidas frequentes
Conheça as respostas a alguns dos principais questionamentos sobre Perfis de Investimento
Existe um perfil melhor do que outro?
Não. Os perfis permitem alocações de acordo com o risco do investimento a ser feito. Espera-se que, quanto maior o prazo, maior a oportunidade de rentabilidade em ativos com maior risco. A escolha deve considerar seu apetite de risco e o horizonte de tempo de contribuição.
De quanto em quanto tempo devo mudar meu perfil?
Não há uma resposta certa a essa pergunta. Você deve levar em consideração seu horizonte de tempo de contribuição e apetite de risco antes de qualquer mudança. Você também não deve basear sua decisão em uma grande valorização ou desvalorização dos ativos no mercado financeiro. As migrações devem ser pontuais e bem estudadas antes que a decisão seja tomada.
Quando eu migro de perfil, meu saldo se altera?
Não. Seu saldo permanece o mesmo caso você mude de perfil. O que muda é a alocação dos recursos de acordo com um sistema de cotas (veja o infográfico 'Como funcionam as cotas dos Perfis de Investimentos'). A partir daí o saldo de conta irá evoluir de acordo com o desempenho do novo perfil escolhido.
O PREVI Futuro tem uma carteira de investimentos diferente para cada perfil?
Não. O PREVI Futuro tem uma única carteira de investimentos. Os recursos são alocados proporcionalmente de acordo com o saldo dos participantes de cada perfil, dentro dos limites determinados para cada um deles.
Quanto tempo leva entre o pedido de migração e a mudança efetiva de perfil?
Por conta da gestão da carteira, todos os pedidos de migração de perfil são executados no dia 20 de cada mês.
Há algum tipo de tributação ou taxa cobrada na migração de perfil?
Não há nenhum tipo de cobrança nesse sentido.
Por que a migração só é permitida a cada 12 meses?
Os investimentos da PREVI são geridos a partir de uma visão de longo prazo, com base em fundamentos sólidos e analisados com profundidade, que não condizem com movimentos de curto prazo e especulativos no mercado de capitais brasileiro. Além disso, o mercado de capitais brasileiro não tem apresentado a evolução desejada e limita a movimentação de ações que um investidor do porte da PREVI pode fazer.
Pode haver rentabilidade negativa no perfil Conservador?
Pode. Apesar de haver menor exposição à renda variável, o perfil Conservador não é totalmente isento de riscos. Mesmo que os recursos fossem 100% alocados em renda fixa, os títulos públicos sofrem variações diárias em suas cotações, que podem ter resultados negativos.