Pecúlio
Salto para o amanhã
Adesões ao PREVI Futuro passam de oito mil em 2011 e mais de 50% dos novos participantes contratam pecúlio da Capec
“Ninguém pode ficar de fora da PREVI. Ninguém pode deixar de aderir à Capec.” Este é o lema de Raimundo Braga Filho, da Gerência Regional de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Gepes), na Paraíba. Ele trabalha na recepção aos novos funcionários do Banco, apresentando os benefícios de se tornar participante da PREVI. Em 2011, Braga conseguiu 100% de adesões ao PREVI Futuro e à Capec nas nove turmas de funcionários que recebeu. Um total de 211 novos participantes.
O segredo? “Não tem mistério”, responde. Com jeito descontraído, ele procura quebrar o gelo com os recém-chegados antes mesmo da apresentação, para deixá-los à vontade. Depois, parte para os argumentos. “Aponto as vantagens na prática”, diz. “Mostro o abono que consegui na compra do meu carro por meio do Clube de Benefícios, exibo os dados do meu pecúlio da Capec. Os novos funcionários em geral são bem jovens, muitos deles têm 18 ou 19 anos, você não pode convencê-los se não for pelo exemplo”, justifica.
Exemplo que pode ser até mesmo dramático. “Sempre conto essa história aos que estão chegando ao BB: tive um colega que era atleta, sofreu um AVC aos 30 anos de idade e ficou inválido. Infelizmente, ele não tinha se filiado à PREVI e não tinha o pecúlio da Capec, por isso ficou sem proteção”, conta Braga. Se o colega de Braga tivesse aderido, receberia um complemento de aposentadoria da PREVI enquanto estivesse aposentado por invalidez.
O resultado da dedicação de Braga e dos colegas das Gepes em todo o país foi um salto nas adesões dos novos funcionários ao PREVI Futuro e à Capec. Em 2011, mais de oito mil funcionários foram contratados pelo Banco. Ao todo, 93,3% deles entraram para o PREVI Futuro.
Pecúlio, uma questão de segurança
O avanço no número de adesões à Capec é ainda mais impressionante: pulou de 11,5% em 2010 para uma média de 52,9% no final de 2011, superando a meta prevista. E os números não param de melhorar. “Em janeiro e fevereiro de 2012, já chegavam a 64%”, ressalta o então diretor de seguridade da PREVI, José Ricardo Sasseron.
Ele explica que o aumento das novas adesões é importante para renovação da carteira de pecúlio, que funciona no sistema de repartição simples. As contribuições dos participantes arrecadadas num ano garantem o pagamento dos benefícios nesse período. “É um trabalho permanente. Precisamos divulgar o plano, captar novos participantes, rejuvenescer a carteira e garantir que ela continue atraente, criando um círculo virtuoso. A Capec, assim como todo pecúlio ou seguro de vida, precisa sempre de novos entrantes para se tornar perene”, diz Sasseron. “Eu recomendaria a todos que estão entrando no Banco que avaliem bem as vantagens do nosso pecúlio. Afinal, todas as pessoas que têm filhos ou companheiros devem pensar na segurança de quem fica”, alerta.
Se depender do entusiasmo de Marisa Antonucci, gerente de setor na Plataforma Boa Vista – Gepes AM , o número de filiações à Capec vai aumentar ainda mais. “Só fico satisfeita quando atingimos 100%. Se forem 98%, eu fico triste”, afirmou. Ela lembra que as adesões ao pecúlio eram baixíssimas no Estado, e que adotou a iniciativa de impulsionar a atração de novos participantes como uma tarefa pessoal. Marisa aproveita para mandar um lembrete aos que ainda não ingressaram na Capec: “Alguns se sentem imortais e acham que não precisam dessa proteção extra”, diz. Braga também ressalta: “É como o airbag em um carro, uma segurança a mais”, compara.
“As pessoas esquecem que o benefício da Capec não é para elas mesmas, mas para quem elas querem proteger”, observa Marisa. O pecúlio não é uma herança e o participante pode indicar quem ele quiser: um parente, um amigo, uma instituição de caridade.
O crescimento nas adesões ao PREVI Futuro e à Capec, no entanto, não é resultado apenas de talento e suor. O treinamento do pessoal que faz as apresentações às novas turmas de funcionários também conta muito. Para isso, os encontros conjuntos realizados anualmente pela PREVI e pelas Gepes são fundamentais. Este ano, o evento foi realizado no começo de março, na Costa do Sauípe, na Bahia. “Já melhorei muito meu trabalho desde o encontro do ano passado”, diz Marisa. O encontro coroa um esforço integrado e constante de parceria entre PREVI e as Gepes.
Marília Costa, analista da Gepes de Fortaleza, por sua vez, destaca que, desde o Encontro PREVI & Gepes de 2011, no Rio de Janeiro, mantém o mesmo estado de espírito. Ela se sente como uma irmã mais velha, que leva bons conselhos aos novos colegas de Banco. “O que mudou foi o foco, o modo de abordar. O treinamento dá mais segurança, isso se reflete na postura, no jeito de falar”, diz ela. “O trabalho fica mais fácil porque não estou vendendo um produto, estou oferecendo um valor”, afirma. “A PREVI não tem fins lucrativos. Foi criada por nós, para cuidar de nós mesmos.”
José Caetano Minchillo, gerente executivo da Diretoria de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Dipes), explica a diretriz do trabalho. “Nós orientamos as Gepes a não induzir simplesmente os funcionários a aderir aos planos, mas, sim, mostrar as vantagens para eles”, afirma. “Quando o funcionário novo chega ao Banco, no primeiro contato ele é apresentado ao pacote de benefícios que a empresa proporciona. Isso reflete a preocupação do BB com os seus funcionários, e a PREVI é uma peça importante nessa carreira de oportunidades e desafios.”
Cultura previdenciária
Sasseron acrescenta: “O Banco do Brasil deve ser o único lugar do mundo em que, na primeira reunião com o novo funcionário, se fala em aposentadoria.” O ex-diretor de Seguridade acredita que isso é parte importante na criação de uma cultura previdenciária na organização. Desse modo, considera fundamental a parceria entre a PREVI e o patrocinador na tarefa de atrair novos participantes. “O carinho e a seriedade das Gepes, com o apoio dos técnicos da PREVI, foram fundamentais nesse trabalho de aumento das adesões”, afirma. Minchillo concorda que a parceria é vitoriosa. “Sem essa integração, o índice de sucesso seria bem menor.”
Carlos Netto, diretor da Dipes, por outro lado, destaca que o Fundo de Previdência é um fator importante para a retenção de talentos na empresa. “A PREVI é extremamente relevante para a trajetória pessoal e profissional dos nossos colaboradores, e os Encontros ressaltam isso”, diz. Para ele, além de ser uma oportunidade para discutir melhores práticas, estratégias e aprimorar a tomada de decisões, o evento é uma forma de investir na informação dos associados e de criar maneiras para estimular sua participação. Segundo Netto, isso fortalece tanto o Banco quanto a PREVI. “Seremos tão fortes quanto maior for o engajamento e a participação de todos”, conclui.
Capec PREVI
O que é?
É um plano de benefícios oferecido pela PREVI que garante, entre outras vantagens, cobertura por morte e invalidez sem carência, ou seja, o associado passa a contar com a proteção imediatamente após a adesão.
Além disso, o benefício é pago ao participante, sem burocracia e de uma única vez, em caso de invalidez ou, em caso de morte, aos beneficiários indicados.
Como aderir?
Aderir à Carteira de Pecúlios da PREVI é muito simples, basta acessar a seção Autoatendimento no site da PREVI e clicar no link CAPEC.
Quanto custa?
Só o participante da Capec paga as menores contribuições do mercado. Com menos de R$ 10 por mês, um funcionário com idade de até 40 anos garante uma cobertura de R$ 54 mil para morte e invalidez.