Financiamento Imóvel
Traga seu financiamento pra cá
Participantes podem transferir para a PREVI contratos imobiliários feitos com instituições financeiras
A estabilidade da economia brasileira nos últimos anos facilitou muito o crédito imobiliário, permitindo que uma grande parcela de brasileiros pudesse realizar o sonho da casa própria. Mas, como nem sempre a instituição em que o contrato é feito oferece as melhores condições de crédito, o Banco Central regulamentou, em 2006, a portabilidade de financiamentos imobiliários. E quem é participante da PREVI já pode se beneficiar desse tipo de operação.
Reconhecida por oferecer algumas das melhores condições do mercado brasileiro, a Carim – Carteira de Financiamento Imobiliário da PREVI – permite que a transferência seja realizada por participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro, desde que tenham sido convocados para realizar a operação.
Inicialmente concebida como um projeto-piloto, a portabilidade já beneficiou alguns participantes, que conseguiram transferir suas dívidas de instituições financeiras para a PREVI, e estão bastante satisfeitos com essa alternativa. Para a aposentada Elisa Badin, 59 anos, a possibilidade de transferir de um banco para a PREVI o financiamento de seu apartamento, em Curitiba, foi muito vantajosa. Ela descobriu a chance de realizar a operação por acaso. “Meu genro, que trabalha na Caixa Econômica, me alertou sobre a portabilidade. Fiz os cálculos e descobri que valia a pena. O processo todo foi relativamente rápido e diminuiu minha prestação em cerca de R$ 300”, conta ela, que obteve informações sobre a transferência ligando para a Central de Atendimento da PREVI.
Elisa conseguiu manter o prazo de 20 anos para quitação do financiamento do imóvel que adquiriu em 2010, e lembra que é preciso avaliar os custos do processo antes de fechar o negócio. “Mesmo com os gastos envolvidos, as taxas praticadas pela PREVI tornam a portabilidade um bom negócio”, avalia.
O que você precisa saber
Embora tenha prazos e taxas de juros iguais aos das operações de compra e venda de imóveis, a transferência de financiamento imobiliário pela PREVI conta com algumas peculiaridades, que devem ser observadas. Entre elas está o valor a ser financiado, limitado ao saldo devedor na instituição financeira. Além disso, os custos e as despesas relativos à transferência devem ser pagos pelo participante. A seguir, um roteiro para tirar as principais dúvidassobre a operação.
Como posso solicitar a transferência à PREVI?
O participante deve manifestar sua intenção pelo Autoatendimento do site ou pela Central 0800-729-0505 e aguardar a convocação pela Carim, como ocorre em qualquer concessão de financiamento. Ao ser chamado, deverá informar à PREVI que deseja fazer a portabilidade de financiamento e assim receber as orientações necessárias.
Quais são as condições do financiamento?
São as mesmas da concessão normal realizada pela PREVI: prestação inicial limitada a 25% da renda bruta, valor máximo do financiamento definido a partir da margem consignável, juros de 5% a.a. para participantes do Plano 1 e 5,5% a.a. para os do PREVI Futuro mais INPC e prazo de 36 a 240 meses. É importante ficar atento ao limite de idade do participante somado ao prazo de pagamento do financiamento, que não pode ser superior a 80 anos.
Se meu limite de crédito na PREVI for maior que meu saldo devedor na instituição financeira, posso pleiteá-lo, pagarminha dívida e ficar com o restante?
Não. Na transferência, só é possível financiar exatamente o saldo devedor na data da assinatura do contrato.
Todos os participantes da PREVI podem realizar a transferência imobiliária?
O único pré-requisito é que o participante esteja habilitado e convocado para fazer o financiamento.
Quem realiza essa operação?
Uma empresa terceirizada, especializada nesse tipo de transação, orienta o participante e conduz todo o processo, incluindo assinatura do contrato e registro do imóvel.
É possível transferir um financiamento realizado com uma construtora ou com uma pessoa física?
Não. O Regulamento da Carim somente permite a transferência de dívida de instituição financeira.
Quais as despesas que o participante terá?
Valores referentes à avaliação do imóvel, despesas com emissão de certidões exigidas pelo Cartório de Registro de Imóveis (RGI) competente e aquelas necessárias para averbação no RGI.
Como posso obter mais informações sobre o assunto?
Entrando em contato com a Central de Atendimento no número 0800-729-0505 ou pelo Fale Conosco no site da PREVI.