administração
Por um funcionário cada vez mais qualificado
PREVI investe em treinamento e capacitação de seu quadro funcional para oferecer melhores serviços a seus participantes
Profissionais treinados exercem melhor seu trabalho e produzem mais resultados. A partir desta premissa, a PREVI vem aumentando seu investimento na capacitação dos funcionários responsáveis pela administração de seus recursos e no atendimento aos 200 mil participantes.
“O compromisso com a excelência se inicia na formação do corpo técnico e gerencial, que é composto em sua quase totalidade por funcionários ativos do BB, cedidos à PREVI por meio de convênio firmado entre as empresas”, explica Paulo Assunção, diretor de Administração. Para trabalhar na PREVI, é necessário participar de processo seletivo, aberto aos funcionários do Banco. Os candidatos são avaliados a partir do perfil exigido para o cargo e de suas competências, com o intuito de identificar os mais qualificados.
“Em função de o quadro ser enxuto, de cerca de 600 funcionários, é indispensável a capacitação dos profissionais. Eles precisam formar equipes de alta performance, porque nossa responsabilidade, de gerir e zelar pelo patrimônio dos participantes, é enorme”, continua o diretor.
O aprimoramento da educação corporativa da PREVI busca ampliar as competências do quadro funcional, por meio de uma formação ainda mais abrangente, que garanta a cada um condições para lidar com as mudanças do mercado e oferecer serviços cada vez melhores aos participantes.
Os números refletem os investimentos e a alta taxa de adesão aos cursos. Só em 2012 foram treinados 575 funcionários, num total de 43.952 horas/aula – um aumento de 125% em relação à carga horária de 2010, que foi de 19.604 horas.
Por ter identidade e negócio próprios, mesmo estando diretamente ligada ao Banco do Brasil, a PREVI necessita que seus colaboradores tenham um conhecimento aprofundado de seus negócios. Por isso, criou em 2010 um modelo ainda mais customizado de gestão do conhecimento, com qualificação e desenvolvimento específicos.
Conteúdo criado por quem entende do assunto
Este novo modelo é a Educadoria da PREVI, que aproveita os valores e as experiências dos próprios funcionários para formatar os treinamentos e atender às demandas dos diversos setores da Entidade. As formações oferecidas neste novo modelo permitem à PREVI fazer mais por menos. Com isso, temos resultados eficazes, sem a necessidade de desembolsos elevados. “Aproveitamos o manancial de conhecimentos dos funcionários. É um investimento estratégico em gestão”, afirma Maurílio Rossi, gerente executivo da Gerência de Talentos Humanos da PREVI. Entre os cursos disponíveis está a Capacitação Pedagógica de Conteudistas, que qualifica funcionários da ativa e aposentados – com conhecimentos nas áreas de ciências atuariais, gestão de processos, responsabilidade socioambiental e previdência complementar – para produzir o material didático de base de todos os programas de capacitação. Em alguns casos, esses profissionais também ministram as aulas.
Aproveitando o conhecimento adquirido ao longo de 27 anos como funcionária do BB, a hoje aposentada Liduína Benigno Xavier colabora no desenvolvimento dos treinamentos da Educadoria da PREVI e no planejamento e na criação pedagógica dos cursos de Introdução à PREVI e de Conteudistas.
Mestre em Educação, especialista em Psicologia Organizacional e autora do livro Itinerários da educação no Banco do Brasil, Liduína ficou admirada com a qualidade dos conteudistas formados pela PREVI. Na visão dela, o repasse do conhecimento é essencial para a evolução de uma entidade que trabalha pensando no futuro.
“Foi um prazer auxiliar na estruturação desses cursos. Nada mais lógico do que aqueles que têm experiência passarem seus conhecimentos aos outros. Essa formação de Conteudistas conta com profissionais da ativa e aposentados que entendem do assunto na teoria e na prática e, por isso, conseguem auxiliar na criação de um conteúdo pedagógico eficaz, de acordo com as necessidades de cada gerência”, revela. Liduína acrescenta que a PREVI, ao formar seus próprios educadores e capacitar e treinar seus funcionários, perpetua o conhecimento e evita evasão de profissionais para o mercado.
Outra entusiasta das ações de vanguarda produzidas pela PREVI no setor educacional é Anna Maria dos Santos, uma das alunas da primeira turma do curso de Capacitação Pedagógica de Conteudistas. Com a experiência de 32 anos de PREVI, pela qual se aposentou em 1999 como gerente executiva na Diretoria de Seguridade, ela reforça a importância de os funcionários mais antigos transmitirem aos mais novos seu conhecimento e sua experiência. “A prática faz o dia a dia de uma empresa e, com o passar dos anos, esse conhecimento precisa ser repassado. Ao passar pelo curso de Conteudistas, aprendi como posso ajudar a ensinar aos outros aquilo que aprendi na teoria e na prática. Entender como preparar as aulas com um conteúdo útil ajuda o aprendizado, principalmente na área de Ciências Atuariais, que, apesar de complexa, é muito interessante e relevante para os funcionários da PREVI”, revela.