capa
Preparando o colchão
Assim que tomou posse no BB e foi apresentado ao PREVI Futuro Ubirajara aderiu imediatamente ao plano de previdência
Assim que entrou para o Banco, Ubirajara praticamente não sabia coisa alguma sobre aposentadoria. Também, pudera. Até aquele momento, seu horizonte não passava do dia seguinte, e perspectiva de futuro, para ele, era arrumar alguma coisa para comer no almoço. Mas, assim que tomou posse no BB e foi apresentado ao PREVI Futuro, aderiu imediatamente ao plano de previdência. “Quando a gente se aposenta, tem uma queda no rendimento, justo na hora em que mais precisa”, diz. “Por isso, é muito importante garantir um colchão que complemente a renda do INSS.”
Aos poucos, Ubirajara vai conhecendo melhor seu plano de previdência e mecanismos que permitem aumentar o saldo de sua conta de aposentadoria. Um exemplo disso é a contribuição que depende da progressão na carreira, a chamada 2B, que varia de 1% a 10% do salário e é sempre acompanhada pelo BB, na mesma proporção. Ou seja, oferece um rendimento imediato de 100% sobre o valor investido.
Outra forma de aumentar o saldo que será revertido em renda na aposentadoria é fazer contribuições por conta própria, sempre que puder. É a chamada 2C, feita apenas pelo participante. Pode ser eventual ou mensal. “Quando tiver alguma sobra, quero fazer essas contribuições, com certeza”, diz Ubirajara que, por enquanto, não tem pontuação suficiente para fazer a contribuição da carreira, 2B. Mas, a contar pela sua história de vida, logo, logo, terá.
Ubirajara também quer contar com outras ferramentas da PREVI para construir seu futuro, como o Empréstimo Simples e o Financiamento Imobiliário. “Esses recursos podem me ajudar a realizar meus sonhos e a construir minha independência financeira.”