Editorial
O futuro é nosso
Temos nesta edição uma nova seção na Revista. Gente do Futuro vai contar, em números alternados, a história das pessoas que todos os dias renovam a confiança na PREVI para cuidar da sua aposentadoria
A força da PREVI não está apenas em sua história centenária ou no patrimônio que provê o sustento de milhares de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Nossa força também está nos mais de 70 mil participantes que se filiaram à Entidade desde 1998 e transformaram o PREVI Futuro em uma estrela emergente no segmento dos fundos de pensão.
Na verdade, com patrimônio que já chega perto dos R$ 4 bilhões, o PREVI Futuro estaria entre os 30 maiores fundos de pensão nacionais, caso fosse uma entidade independente. E sabemos que isso é só o começo. Ele ainda é um plano jovem, em fase de acumulação, e tem grande potencial para garantir a continuidade da PREVI por mais 109 anos – que serão completados no próximo mês de abril.
Por tudo isso, temos nesta edição uma nova seção na Revista. ‘Gente do Futuro’ vai contar, em números alternados, a história das pessoas que todos os dias renovam a confiança na PREVI para cuidar da sua aposentadoria. Começamos com a trajetória de Ubirajara da Silva, de Recife, ex-morador de rua que se tornou funcionário do Banco do Brasil. Sua história de superação inaugura a seção dedicada aos participantes do PREVI Futuro.
Também discutimos o impacto da redução dos juros atuariais no PREVI Futuro e no Plano 1. Estamos preparados para esse desafio imposto pelo novo cenário da economia, em que os juros são mais baixos e a rentabilidade, mais reduzida. Essa nova realidade – que exige mais empenho e agilidade na gestão dos recursos – interfere no valor da renda de aposentadoria, no caso do PREVI Futuro, e torna mais difícil a ocorrência de superávits, condição essencial para que haja benefícios temporários para o Plano 1.
Além disso, lembramos que chegou a hora da declaração do Imposto de Renda, e trazemos um guia para ajudar aposentados, pensionistas e o pessoal da ativa a entender o nosso comprovante de rendimentos. Também mostramos que a Capec mantém os melhores preços do mercado. Por último, mas não com menos importância, mostramos o que a PREVI anda fazendo para capacitar sua equipe a atender cada vez melhor os participantes. Afinal, vocês são a razão do nosso trabalho.
Abraço,
Dan Conrado
Presidente