Editorial
200 edições em evolução constante
Nesta edição 200, falamos sobre o 19º Encontro Previ de Governança Corporativa, que discutiu as constantes alterações no mercado de previdência complementar e na sociedade.
A Revista Previ chega à sua edição 200. Desde a primeira, em 1991, muita coisa mudou com as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e demográficas, que impactam diretamente nossa missão de pagar benefícios de maneira segura, eficiente e sustentável a todos nós, associados. Em um cenário em que a transformação é a única coisa constante, e no qual a única certeza é de que tudo mudará, comemoramos esse marco com uma retrospectiva dessa trajetória.
Mas não nos limitamos a olhar o passado, por mais que ele nos dê orgulho. Isso fica evidente em nossa reportagem de capa, sobre a última edição do Encontro Previ de Governança Corporativa, que abordou o impacto dessas transformações para as empresas, o mercado e o setor de previdência complementar.
Por sinal, a preocupação de mudar para evoluir, e de evoluir para permanecer relevante é uma das bases de nosso sucesso. É essa postura que nos levou a atualizar nosso Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa e a manter um processo contínuo de Planejamento Estratégico, cada vez mais inclusivo, como vocês podem conferir nesta edição.
Evidentemente, as mudanças são feitas tomando como base alguns valores e posturas que são inegociáveis para nós. A transparência é um deles. Outro é o esforço constante de aproximação com nossos associados. Essas práticas estão refletidas nesta edição, com a divulgação dos bons resultados do Plano 1 e do Previ Futuro em setembro e com o balanço das iniciativas da Previ para estreitar os laços com os participantes.
A edição 200 da Revista Previ traz ainda uma reportagem sobre as novas regras do Conselho Monetário Nacional para alocação de recursos dos planos de previdência complementar, dicas para você preservar o seu salário – e melhorar seu benefício – e um perfil de Carlos Augusto Ferraz, aposentado do Plano 1, que descobriu o sabor da aventura fazendo trekking nas montanhas mais altas do planeta.
E que venha o futuro, com suas mudanças e evoluções.
Boa leitura,
José Maurício Pereira Coelho
Presidente