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Chapa 5 - Futuro se constrói agora
Saiba mais sobre as propostas da chapa
A Chapa 5 possui programa de gestão fundamentado em cinco diretrizes que nortearão dezenas de outras ações complementares, visando assegurar o nosso futuro e o da própria PREVI. A proposta global baseia-se na ideia de que, para cumprir sua missão, pagando os benefícios presentes e futuros a todos os Associados, o desenvolvimento profissional dos funcionários, dirigentes, conselheiros e demais colaboradores da Previ é fundamental para as adaptações necessárias às mudanças no ambiente negocial, regulatório e tecnológico em que estamos inseridos. Dessa forma, as ações decorrentes serão mais exitosas na medida em que haja o acesso racional às tecnologias e recursos materiais necessários visando:
Gestão eficiente de riscos, finanças, controles internos e transparência
Assim como existe a adequação dos bancos ao Acordo de Basileia, a Supervisão Baseada em Riscos (SBR) avança na regulação internacional para fundos de pensão. A preparação da PREVI para essa mudança tem no horizonte o aprofundamento pela PREVIC dos princípios da SBR e sua adoção no mercado brasileiro, com a respectiva contrapartida de todas as EFPC – Entidades Fechadas de Previdência Complementar (os Fundos de Pensão): a Gestão Baseada em Riscos. Todas as medidas de controle precisam ser revistas e aprofundadas, como a Segregação de Funções, separando as funções de controle das Áreas Fins, os Controles Internos, centralizando os procedimentos, a Conformidade, com a adequação às novidades trazidas pela legislação, e a transparência, atendendo às demandas de nossos Associados com relação a investimentos, perdas, custos e alterações significativas de gestão e estratégias da PREVI.
Eficácia da aplicação dos recursos, conforme as necessidades dos Planos de Benefícios e princípios das Políticas de Investimentos
A eficácia na aplicação dos recursos da PREVI depende da utilização do tripé Retorno, Risco e Liquidez a cada investimento feito e na gestão do portfólio, conforme as especificidades de cada Plano de Benefícios. Essas premissas também deverão continuar como parte das Políticas de Investimentos e do acompanhamento mensal, respeitando a análise das necessidades de cada um dos Planos de Benefícios. Para efeito de gerenciamento e controle, todas as entradas e saídas de recursos ocorridas para os atuais investimentos deverão ser corrigidas gerencialmente pelas metas atuariais (ou índices equivalentes), vigentes e observadas desde o início, juntamente com eventuais contabilizações de perdas ou valorização de patrimônio.
Aprimoramento profissional contínuo dos funcionários da Previ e aprofundamento da educação previdenciária dos associados
Nos dias de hoje, em constante evolução, as novas técnicas e procedimentos eficientes de análise de investimentos, negociação, acompanhamento de metas, controles em geral, gestão, risco, produção de cenários, análise setorial, modelos econométricos, gestão do ativo e do passivo, tecnologia da informação, serviço jurídico, auditoria, contabilidade gerencial, controladoria, relatórios gerenciais, contencioso, comunicação, atendimento aos associados, normas e procedimentos, cálculos atuariais e outras áreas de conhecimento precisam, cada vez mais, de disseminação para a atualização permanente do corpo funcional da PREVI, para propiciar aumento de produtividade e evitar a necessidade de consultorias de menor complexidade, facilitando o trabalho em projetos e equipes multidisciplinares, visando a permanente atualização da PREVI.
Pretendemos propor ações para que o Associado domine com mais profundidade os elementos da Educação Previdenciária, de modo a entender os mecanismos, situações e condições que possam apoiar a gestão equilibrada ou eventuais aumentos de benefícios ou de contribuições, conforme a legislação vigente, o regulamento de seu plano e o montante de recursos disponíveis, aplicados a diferentes cenários macroeconômicos, conforme os fundamentos do seu Plano de Benefícios.
Redução racional e efetiva de despesas
As despesas da Previ afetam diretamente o desempenho dos Planos de Benefícios, notadamente a acumulação do Plano Previ Futuro. Assim, a eficiência das despesas torna-se fator de constante preocupação, desde as de menor vulto, se desnecessária, até as de maior desembolso. Por outro lado, a atual estrutura de custos da PREVI exige a busca da redução racional e soluções inovadoras para que a eficiência buscada não prejudique a eficácia. Há soluções mais baratas e mais eficientes que podem estar disponíveis a cada Área da PREVI, dependendo de um esforço conjunto para o estudo e identificação dessas alternativas.
Atendimento com foco nos associados e nas suas expectativas
O foco do atendimento da PREVI deve ser o Associado e não o processo. Os Associados estão divididos entre os que estão no mercado de trabalho e os afastados da rotina laboral. Algumas necessidades diferentes ainda precisam ser levadas em consideração na reestruturação dos diversos tipos de atendimento da Previ, inclusive no acesso à informação.
O conteúdo desta página é de inteira responsabilidade da chapa e não necessariamente reflete a opinião da PREVI.