Pecúlio
Seus dados na Capec estão em dia?
Atualização de informações garante o pagamento do pecúlio para quem você designou, sem burocracia
Se você contratou a Capec há muitos anos, deve estar se perguntando: quem são meus beneficiários? Casou, separou, teve mais filhos? Não se esqueça de entrar em contato com a PREVI e atualizar os beneficiários do seu pecúlio, porque só assim será possível que aquelas pessoas que você definiu recebam o pecúlio que você contratou, sem burocracia. Afinal, vale o que está escrito.
Regularizar o cadastro é simples e rápido e pode ser feito no Autoatendimento do site. Vale lembrar que, diferentemente da pensão por morte, que é destinada obrigatoriamente aos dependentes legais, o Pecúlio por Morte pode ser contratado para qualquer pessoa que o participante desejar, parente ou não. Pode ser pai, irmão, filho, tio, amigo, conhecido ou até mesmo mais de uma pessoa. Basta definir as porcentagens para cada um. Além disso, é possível trocar os beneficiários a qualquer momento, sem burocracia.
Diogo Gomes, 32 anos, gerente de serviços da agência Paulista Paraíba, é um exemplo de participante que está antenado às regras e faz alterações em seu pecúlio sempre que necessário.
“Atualizar os dados no Autoatendimento é tão simples, que ninguém deveria deixar para depois e correr o risco de causar problemas para seus beneficiários receberem o pecúlio contratado. Afinal, vale o que está escrito e, por isso, é fundamental que qualquer mudança na família, como casamento, separação e nascimento de filho, seja atualizada junto à Capec. É um cuidado com quem a gente ama”, explica.
A informação precisa dos dados é fundamental para que o pecúlio seja pago com agilidade. Quando o cadastro está correto e a documentação é apresentada, os valores contratados são liberados em até 60 dias. Do contrário, o processo pode se prolongar até que todos os procedimentos sejam concluídos.
Rever periodicamente quem são seus beneficiários é fundamental para não correr o risco de deixar pessoas importantes desamparadas e evitar que seu pecúlio seja direcionado a pessoas que já não fazem mais parte de sua vida. E isso vale para todos os participantes.
A vida muda e os beneficiários podem mudar ou não. Depende exclusivamente de você.
Segundo Diogo, foi necessário atualizar suas informações na Capec quando mudou de estado civil. Ele alerta que não basta aderir e deixar para lá. “É preciso atualizar os dados para não ter problemas. Quando contratei a Capec, designei minha mãe como beneficiária porque era solteiro. Anos depois, quando me casei e formei minha própria família, acessei o Autoatendimento e tornei a Nathália, minha esposa, a beneficiária do meu Pecúlio Morte. Além disso, contratei o Invalidez, afinal, se algo me impedir de trabalhar, temos uma proteção a mais”, conta o gerente.
Para Maria Elisa Barbosa de Azevedo, aposentada do Plano 1, as atualizações também aconteceram de acordo com as mudanças em sua vida. “Na época que tomei posse no Banco, era casada e coloquei meu marido e nosso filho Leandro como beneficiários do meu Pecúlio Morte. Além disso, fiz um Pecúlio Especial no nome do meu marido à época para, no caso da morte dele, eu receber o valor contratado. Hoje, ele é casado novamente, eu já tive um outro companheiro e mais um filho”, revela Maria Elisa.
A aposentada explica ainda que alterou seu Pecúlio Morte, designando os dois filhos, Luiz Alexandre e Leandro, como seus beneficiários. “Os dois ficarão amparados financeiramente quando eu me for. Acho que essa é uma forma da gente garantir conforto financeiro para quem a gente ama num momento tão dolorido quanto a morte. É importante termos essa segurança oferecida pela Capec e, para evitar problemas futuros, manter os dados dos beneficiários atualizados é fundamental”, afirma.
A cada filho, uma nova atualização
Outro bom exemplo de quem tem tido o cuidado de manter os dados atualizados é o do aposentado Júlio Maria Teófilo, que vem fazendo ajustes no seu pecúlio desde 1981, quando entrou no Banco. Na ocasião, ele optou pelos planos Morte e Especial (Cônjuge).
“Quando tomei posse era casado. Ao longo dos anos, tive cinco filhos e, conforme eles foram nascendo, fui ajustando o pecúlio para tê-los como beneficiários. Depois que me separei, atualizei as informações e incluí minha atual esposa. O procedimento é simples e todos precisam ter essa preocupação para não deixar problemas em vez de proteção quando morrerem”, alerta Júlio.
O aposentado explica um outro cuidado que teve no caso do Pecúlio Especial, que está no nome da sua primeira esposa. “Mesmo divorciados, mantive o benefício em seu nome. Enviei uma carta para a PREVI para comunicá-los dessa decisão. E, no caso de falecimento dela, o valor contratado vai ser recebido por mim e por nossos filhos”, revelou.
Mantenha os beneficiários informados
Para que seus beneficiários não tenham contratempos após seu falecimento, mantenha-os cientes e orientados sobre como proceder para ter acesso ao pecúlio. Uma das grandes vantagens da Capec é exatamente a facilidade de pagamento, que é efetuado em até 60 dias depois de apresentada toda a documentação pelo beneficiário indicado. Se o participante mantiver atualizado o cadastro, a documentação básica exigida para o pagamento do pecúlio serão apenas as cópias autenticadas de cédula de identidade e o CPF do beneficiário, a certidão de óbito do participante e o requerimento para pagamento de Pecúlio.
Os valores de cobertura serão pagos apenas a quem estiver inscrito como beneficiário, com grau de parentesco ou não com o participante. Pago de uma única vez, o pecúlio é dividido na proporção determinada pelo participante caso haja mais de um beneficiário.
Se o beneficiário for menor de 16 anos, será necessária a apresentação de alvará judicial indicando o representante legal. Quando houver falecimento de um ou mais beneficiários, será necessária a apresentação da certidão de óbito para que o pecúlio seja pago ao beneficiário substituto, caso o participante tenha optado pela reversão. Se não tiver feito essa opção, o pagamento é efetuado aos herdeiros legais, conforme o caso.