Educação Previdenciária
PREVI Itinerante: atendimento e informação ao alcance dos participantes
Entidade leva mais informação aos funcionários do BB em Curitiba
Desenvolver a cultura previdenciária do participante, incentivando-o a conhecer melhor seu plano de benefícios, seja ele o PREVI Futuro ou o Plano 1. Esse é um dos objetivos do PREVI Itinerante, uma iniciativa que propõe aproximar a Entidade de seus associados com a presença de uma equipe para realização de atendimentos presenciais e palestras sobre cada um dos planos nos locais onde os associados estão – como dependências do BB e eventos como Enlid, Cinfaabb etc. Essa iniciativa é uma das ações que fazem parte do objetivo estratégico da Entidade de “fortalecer o relacionamento com o associado com soluções adequadas a cada perfil”.
A última edição de 2016 do PREVI Itinerante aconteceu na unidade do Banco no Shopping Estação, em Curitiba, entre os dias 24 e 28 de outubro. No estande montado no prédio, técnicos da Diretoria de Seguridade realizaram palestras sobre o Plano 1 e o PREVI Futuro, além de 378 atendimentos a funcionários do BB lotados nas dependências localizadas no prédio.
O diretor de Seguridade, Marcel Barros, afirma que o objetivo do PREVI Itinerante é explicar o que é a PREVI e o que ela oferece ao seu associado. Ele lembra que há ainda um pequeno percentual de funcionários do Banco que não se filiou. “Os benefícios vão além de uma previdência complementar. Por isso, é importante manter os associados informados – para que possam usufruir o melhor da PREVI – e também esclarecer os funcionários que ainda não são participantes sobre os benefícios de aderirem ao Plano”.
Em um cenário de provável mudança nas regras da Previdência Oficial, contar com a previdência complementar é ainda mais importante para se ter um futuro tranquilo. “Pensar no futuro é muito importante, mas a rotina do dia a dia muitas vezes nos impede de termos um olhar mais atento sobre isso. Com a PREVI, por exemplo, acaba sendo assim. Eu sou participante desde que entrei no Banco, há 11 anos, mas na correria do trabalho acabo me aprofundando pouco no que posso fazer para aumentar meu saldo de contas. Hoje, assistindo à palestra dos especialistas para o PREVI Futuro, entendi e aprendi muita coisa que vou colocar em prática”, comenta Rafaela Rinaldim Gionedis, 34 anos.
Analista no Cesup, Rafaela comentou que o PREVI Itinerante amplia o conhecimento dos participantes, que acabam se tornando replicadores dessas informações. “Hoje, por exemplo, descobri as vantagens de me filiar à Capec – Carteira de Pecúlios. Pelo custo/benefício apresentado, descobri que vale a pena aderir. Vou estudar direitinho a proposta e penso em fazer a inscrição nos Planos Morte e Invalidez”, conta a mãe do pequeno Henrique, de 1 ano.
Demandas variadas
Durante o PREVI Itinerante, os funcionários têm a oportunidade de se informarem melhor sobre diversos assuntos e podem inclusive se filiar ao PREVI Futuro, bem como aderir e fazer aumento de cobertura da Capec e tirar dúvidas sobre Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário. Em Curitiba, os 378 atendimentos realizados pela equipe trataram de temas como Aposentadoria (22%), Reservas e Contribuições (28%), Cadastro (6%), Pecúlio (34%), Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário (7%).
Também foram realizadas seis inscrições de funcionários no plano PREVI Futuro e 200 pessoas preencheram formulários da Capec, fazendo desde adesão ao Plano até aumento da cobertura, passando por atualização de dados.
Além dos atendimentos, as palestras para os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro também fizeram parte da programação do PREVI Itinerante. Durante o evento em Curitiba foram realizadas oito palestras, sendo cinco sobre o PREVI Futuro e três sobre o Plano 1, que alcançaram 213 participantes. Como cada plano vive um momento específico, os encontros aconteceram em horários diferenciados para atender os públicos de forma customizada. Esse método foi aprovado por funcionários como Marcos José Ostete, 51 anos, há 23 no BB. Gerente do setor de Suprimento e Patrimônio do Cesup, ele ouviu atentamente as informações passadas pelos especialistas da PREVI sobre o Plano 1.
“Informação nunca é demais. Achei providencial a PREVI estar aqui na nossa unidade nos dando a oportunidade de tirar dúvidas e entender melhor o nosso Plano 1. Ainda falta um tempo para eu me aposentar, mas já sei que em algum momento mais para a frente irei marcar uma assessoria previdenciária para ter orientações de como melhorar meu benefício de aposentadoria antes de parar de trabalhar. Esse serviço oferecido pela PREVI é muito bom para nós, funcionários do Banco e participantes da Entidade”, conta Marcos.
Após sair da palestra, Marcos lembrou a necessidade de reavaliar sua Capec e verificar a possibilidade de aumentar a cobertura do seu plano de pecúlio. “Acompanho meu benefício pelo site da PREVI, mas acabo me esquecendo de avaliar outras coisas. Hoje, por exemplo, lembrei que tenho o pecúlio e descobri que posso ajustá-lo, pagando um pouco mais para que o valor a ser recebido aumente. Informações como essa deveriam fazer parte do nosso dia a dia, mas, como não fazem, é sempre bom ter alguém para nos lembrar e orientar”, afirma.
Como aumentar o valor do benefício futuro
Ao se sentar em frente a uma das mesas de atendimento do PREVI Itinerante para tirar suas dúvidas, Nilton Slaviero, 53 anos, que trabalha há 34 no BB, buscava saber o que fazer para conseguir um benefício maior.
“Falta um ano para eu parar de trabalhar e foi fundamental entender melhor o que posso fazer hoje para tornar o meu complemento o maior possível. Por isso, agendei assessoria previdenciária para fazer uma simulação do quanto devo receber como benefício se me aposentar efetivamente dentro de um ano e me informar como melhorá-lo”, contou o assistente do Centro de Monitoramento de Atendimento (CMA).
Outro participante que procurou a equipe do PREVI Itinerante para entender melhor o PREVI Futuro foi Diógenes Santos, assistente B do Cenop Serviços. Aos 37 anos, 14 dos quais como funcionário do BB, ele disse que a iniciativa da Entidade de possibilitar esse encontro presencial com seus especialistas é muito positiva.
“O site e a Revista são boas fontes de informação para os participantes, mas estar frente a frente com alguém que pode te explicar minuciosamente o que você deseja saber não tem preço. Hoje esclareci dúvidas com relação às contribuições 2B e 2C e verifiquei qual é o máximo de porcentagem que posso alocar nelas para ampliar meu saldo de contas. Descobri que estou no caminho certo para ter um bom complemento da minha aposentadoria”, revela Diógenes.
Ele acrescentou que durante a consulta com os especialistas da PREVI obteve também mais informações sobre Empréstimo Simples, Financiamento Imobiliário e Capec. “Aproveitei a consulta para assinar o termo de adesão que me habilita a ter acesso ao Empréstimo Simples e compreendi melhor a Capec e o Financiamento Imobiliário. Ou seja, essa iniciativa da PREVI me possibilitou, de uma única vez, aprender muitas coisas sobre o PREVI Futuro, entender melhor o que temos disponível no Autoatendimento e, definitivamente, compreender os benefícios oferecidos e como ampliar o saldo para eu ter uma aposentadoria mais tranquila no futuro”, declara.
Aprendizado coletivo
O aprendizado dos funcionários do BB durante as palestras do PREVI Itinerante serve tanto para esclarecer dúvidas de quem está mais próximo de se aposentar quanto daqueles que, por algum motivo, ainda não são participantes da Entidade ou fazem muito pouco para melhorar o seu benefício, restringindo-se basicamente a fazer sua contribuição mensal.
Algumas informações passadas lá são muito importantes. Você fica sabendo, por exemplo, que:
• Na PREVI o que você investe tem rendimento imediato de 100%, já que o patrocinador contribui com o mesmo valor investido por você.
• No Plano 1, o valor do benefício de aposentadoria é calculado com base na média salarial dos últimos 36 Salários de Participação, por isso é importante ficar atento a qualquer perda salarial nos meses anteriores à aposentadoria (saiba mais na reportagem ‘Preservação de Salário: defenda o que é seu’).
• No PREVI Futuro, o valor da renda mensal de aposentadoria depende do fluxo das contribuições e da capacidade do participante poupar; do tempo de contribuição; e da rentabilidade dos investimentos. Ou seja, quanto maior o saldo de conta, maior poderá ser o valor do benefício. Portanto, quanto mais cedo você adquirir o hábito de planejar seu futuro, mais chances terá de garantir uma aposentadoria tranquila.
• Tanto no Plano 1 quanto no PREVI Futuro, além dos benefícios de aposentadoria, ainda são previstos o amparo em caso de invalidez e a extensão da proteção aos seus dependentes por meio do pagamento de pensão em caso de falecimento do associado. Saiba mais no site www.previ.com.br.
• Os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro também podem aderir à Capec; participar do Clube de Benefícios (inclusive seus dependentes), com desconto em diversos estabelecimentos comerciais; contratar Empréstimo Simples e, a partir de 10 anos completos de filiação, contratar Financiamento Imobiliário, desde que possuam margem consignável.
• No Autoatendimento do site da PREVI é possível fazer o cálculo simulado de sua aposentadoria para obter o valor estimado do seu benefício.