Edição 192 Janeiro/2017

administração

Participando de perto da vida das empresas e dos imóveis

Programa da PREVI leva associados para verem de perto como funcionam as companhias e os empreendimentos imobiliários onde a Entidade mantém seus ativos

PREVI192-Gestao-Vistas as empresas- GRU Airport.jpg

Se o olhar do dono é o que faz o gado crescer, a PREVI está no caminho certo, sempre presente em suas empresas participadas e seus empreendimentos imobiliários. Esse cuidado é fundamental, pois são os rendimentos com dividendos e aluguéis provenientes desses investimentos e sua valorização que ajudam a Entidade cumprir sua missão de “garantir o pagamento de benefícios aos associados de forma eficiente, segura e sustentável”.

Atualmente a PREVI conta com ativos em 41 companhias, em diversos setores, e possui participação em 46 imóveis, entre shopping centers, imóveis comerciais e galpões logísticos. A Entidade mantém um acompanhamento constante desses investimentos, atenta às oportunidades de maximização de seus retornos e geração de liquidez.

Com o permanente cuidado de trazer cada vez mais transparência à sua gestão, a PREVI retomou o Programa de Visitas de Associados a Empresas Participadas e Empreendimentos Imobiliários, que tem o objetivo de compartilhar o acompanhamento de seus investimentos e aproximar a Entidade de seus participantes, convidando-os a conhecerem de perto as empresas e os imóveis.

Em 2016, dezenas de participantes da PREVI tiveram a oportunidade de conhecer dois imóveis e duas empresas bastante distintas que fazem parte do portfólio da Entidade: o Parque Cidade Corporate, empreendimento imobiliário localizado em Brasília; o Shopping ABC, em Santo André (SP); a gigante fabricante de aeronaves Embraer, em São José dos Campos (SP); e o maior aeroporto do país, o GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo). Em todos eles, os visitantes tiveram uma visão privilegiada dos empreendimentos, além de ouvirem dos gestores explicações sobre como são geridos esses investimentos.

A percepção dos participantes é de que esse tipo de iniciativa, de trazer o associado para ver in loco as empresas e os empreendimentos imobiliários, é uma demonstração da gestão transparente realizada pela PREVI.

O olhar do associado

“Vivemos em um momento no qual o país e as instituições estão com suas administrações em total descrédito com a população. Por isso, iniciativas como essas visitas comprovam que a PREVI busca fazer uma gestão transparente – mesmo correndo o risco de não agradar a todos –, esclarecendo dúvidas, mostrando onde nossos ativos estão investidos e diminuindo um pouco a curiosidade de conhecer mais de perto empreendimentos e empresas que, em muitos casos, se não fosse pelo programa de visitas, nunca chegaríamos perto”, explica José Alípio dos Santos, 62 anos, aposentado de Brasília.

Ele conta que é leitor assíduo dos informativos enviados pela PREVI, e que, ao saber do Programa de Visitas, logo se inscreveu. José Alípio conheceu de perto o Parque Cidade Corporate, em outubro. “Como foi bom explorar um empreendimento onde o nosso dinheiro está investido. Fiquei surpreso ao ver as instalações modernas e bem administradas do Parque Cidade. E uma feliz coincidência foi descobrir que alguns dos executivos que administram o empreendimento já trabalharam comigo. Com certeza nosso negócio está em boas mãos”, completa.

PREVI192-Gestao-Vistas as empresas- Parque Cidade Corporate.jpg

Aposentado do Banco desde 2003, Milton Murakami, 64 anos, é morador de São Paulo e um entusiasta da gestão participativa da PREVI. Ele fez parte do grupo que conheceu a estrutura do GRU Airport, em novembro passado, e contou ter ficado bastante satisfeito com a iniciativa de prestação de contas e de aproximação com o participante.

“A visita ao Aeroporto de Guarulhos foi muito esclarecedora. O diretor de Participações da PREVI explicou como é feito o investimento das nossas contribuições, e a Invepar mostrou como está gerindo nossos ativos. Foram passadas informações muito importantes. Lamentavelmente o tempo de visita não nos possibilitou um debate mais profundo, mas agradeço a oportunidade que a PREVI nos proporciona com essas visitas para conhecer um pouco nossos investimentos”.

Durante a visita ao Shopping ABC, em Santo André, Luiz Antonio Renosto, 65 anos, também aposentado, destacou o fator estimulante da visita. “Prestar contas aos associados do que é feito com nossas contribuições é uma obrigação da PREVI, que ela cumpre regularmente, mas saber disso só por meio do Relatório Anual, definitivamente, não é algo estimulante. Por isso, fiquei surpreso quando soube do Programa de Visitas e me inscrevi. Essa iniciativa desperta nos participantes o sentimento de pertencimento”, conta.

Para Luiz, acompanhar de perto as empresas participadas, entender os resultados que estão apresentados e o retorno disso para a PREVI é fundamental para que o participante se sinta seguro. “A iniciativa desse Programa de Visitas também é uma atitude de coragem dos dirigentes que, ao se esforçarem para ser transparentes, mostrando como estão gerindo nossos negócios, também se colocam à disposição para ouvir perguntas de qualquer natureza e críticas ao seu trabalho. Isso é muito importante”, conclui.

PREVI192-Gestao-Vistas as empresas- Shopping ABC.jpg

Décio Lopes do Couto, aposentado do Plano 1, participou da visita à Embraer. Ele destacou a aproximação da PREVI com seu participante na realização do Programa. “Essas visitas são uma excelente iniciativa da PREVI para nos fornecer informações e se manter próxima tanto dos aposentados e funcionários da ativa quanto das principais empresas em que possui participação acionária. Todos temos curiosidade de conhecer uma empresa como a Embraer por dentro, e ter essa oportunidade, além de poder entender melhor como ela é gerida, foi muito bom”, afirma.

“A iniciativa nos permite conhecer colegas aposentados, representantes das empresas, funcionários da PREVI que participam das visitas e também as empresas onde estão investidos os recursos dos participantes”, conta o associado Maurício Gomes de Souza.

PREVI192-Gestao-Vistas as empresas- Embraer-cr. Divulgacao.jpg

Compromisso com a transparência

Desde 2012, a PREVI promove visitas a empresas em que tem participação e, em 2014, o programa foi estendido aos empreendimentos imobiliários. Essa iniciativa é uma forma da prestação de contas, um compromisso da PREVI com seus mais de 200 mil associados.

A PREVI tem realizado uma série de ações para ampliar a forma de apresentação de informações sobre a gestão de seus ativos, como o lançamento do hotsite exclusivo sobre resultados, com performance dos investimentos e informações sobre as principais empresas participadas; os vídeos da série ‘De Olho nos Ativos’, que trazem entrevistas com executivos das principais empresas participadas da PREVI, como Petrobras, Vale, Banco do Brasil e Embraer; a divulgação constante de notícias no portal e na Revista PREVI; a apresentação de resultados por todo o país; e a publicação do Relatório Anual, que traz informações sobre estratégias, iniciativas, produtos, serviços, projetos, operações e negócios.

Conheça as empresas e os imóveis visitados

A PREVI possui 25,6% de participação na Invepar, que detém 40,8% de participação no GRU Airport, o maior aeroporto da América Latina. O Aeroporto passa pelo maior processo de transformação desde o início das operações, em 1985. Em quatro anos de gestão, a concessionária já concluiu a construção do Terminal de Passageiros 3, o edifício-garagem, a ampliação dos pátios de aeronaves e o acesso viário, obras de infraestrutura fundamentais para a expansão do aeroporto.

O Parque Cidade Corporate é constituído por três torres independentes, com 12 andares de salas comerciais, 25 lojas no térreo e sete andares de estacionamento no subsolo. O complexo está localizado no Setor Comercial Sul, na região central de Brasília, com fácil acesso ao metrô e shoppings da região. A aquisição do empreendimento, em 2009, fez parte da estratégia da Entidade de renovar sua carteira imobiliária naquele ano, adquirindo novos imóveis comerciais de alto padrão, em investimentos que somaram cerca de R$ 600 milhões.

No Shopping ABC, em Santo André, a PREVI tem 91,4% de participação. Composto por 250 lojas, praça de alimentação e 1.900 vagas de estacionamento, o empreendimento oferece diversos serviços em departamentos, como Polícia Federal, Detran, Correios, casa lotérica, academia e laboratório, além de variadas opções em lazer e gastronomia.

Na Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, a PREVI possui 4,79% de participação. Com mais de 45 anos de existência, a companhia atua nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, defesa e segurança e aviação agrícola.

Participe você também

Os convites para as próximas visitas serão divulgados no site da PREVI (www.previ.com.br). Se você quer conhecer as empresas e os empreendimentos imobiliários em que a Entidade investe, acompanhe o Portal da PREVI e fique atento às notícias. Participe! 

Mais Vistos

INDEX
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.