INSS
INSS: fique ligado
Saiba o que é importante para se aposentar diretamente pelo Instituto
Desligamento do BB – não se desligue do Banco enquanto não tiver a resposta positiva do INSS sobre a concessão do benefício. Pode acontecer de o Instituto questionar e até indeferir o pedido. Além disso, o Prisma recomenda atenção no desligamento do Banco observando as Instruções Normativas (IN) 380 e 379 do BB.
Carteira de trabalho – tenha especial cuidado com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). No caso de perda, o funcionário terá que reunir outros documentos que comprovem suas experiências profissionais, de acordo com a legislação previdenciária. Os documentos disponíveis podem não ser suficientes, o que vai gerar prejuízo e obstáculos no momento da aposentadoria. No art. 80 da IN 45 do INSS há lista de documentos capazes de suprir a falta da CTPS.
Documentos indispensáveis – na IN 380 do BB, você encontra lista de documentos que deverá encaminhar no momento em que for requerer sua aposentadoria do INSS. Caso vá requerer o benefício previdenciário e continuar trabalhando (pelo menos até sair a decisão da autarquia), você precisará enviar:
• CTPS original e duas cópias das folhas com anotações (todas as CTPSs que tiver);
• Cópia autenticada do RG/CPF;
• Requerimento de Aposentadoria – INSS – doc 1140 da IN 380;
• Certificado de reservista para pessoas do sexo masculino;
• Declaração de dependentes para o Imposto de Renda – doc 1138;
• Outros documentos originais que comprovem tempo de serviço (por exemplo, comprovante de pagamento de contribuições como contribuinte individual, certidão de tempo no serviço público etc.).