Editorial
Passado, presente e futuro
Nesta edição, fazemos um resgate da história por meio de Renato de Oliveira Martins, participante que completa cinco décadas como associado à Capec
Como começou a nossa história? Onde estão fincadas as raízes da PREVI? Sabemos que tudo teve início no dia 16 de abril de 1904, quando um grupo de colegas visionários criou a Caixa Montepio dos Funccionarios do Banco da Republica do Brazil. Hoje, talvez poucos saibam que, com todo o crescimento, toda a evolução, toda a sofisticação dos investimentos, se mantém a ideia genuína e amorosa que moveu aqueles 52 homens há 109 anos: amparar seus entes queridos em caso de morte. Essa é a raiz da PREVI.
Com seus mais de 119 mil inscritos, nosso Pecúlio oferece amparo aos participantes e a suas famílias na hora de maior necessidade. É uma relação de confiança que o tempo não apaga. Por isso, nesta edição, fazemos um resgate da história por meio de Renato de Oliveira Martins, participante que, este ano, completa cinco décadas como associado à Carteira de Pecúlios (Capec). Dentro desse espírito de cuidar de quem amamos, aproveitamos para mostrar que existem diferenças entre beneficiários de pecúlio e de pensão.
Orgulhosos do nosso passado, falamos do presente e nos preparamos para o futuro. Esta edição traz uma cobertura das apresentações de resultados realizadas em 12 capitais. Muitos participantes dão suas opiniões sobre as conquistas da PREVI em 2012, quando conseguimos bater as metas atuariais nos dois planos, obter mais um superávit no Plano 1 e aumentar em mais de 30% os ativos do PREVI Futuro.
Também não esquecemos que parte de nossa missão é ajudar os participantes a planejarem o amanhã. Por isso, mantemos nosso compromisso com a educação previdenciária e trazemos algumas novidades. Agora, o pessoal do PREVI Futuro poderá acompanhar suas contribuições de carreira, a chamada 2B, diretamente no site da PREVI, num ambiente mais amigável e fácil de navegar. Além disso, damos dicas sobre Preservação do Salário de Participação, um recurso que pode ajudar a proteger o benefício da aposentadoria.
Um abraço,
Dan Conrado
Presidente