Bem-estar
Novembro Azul: homens também precisam se cuidar
A campanha Novembro Azul, lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, busca alertar os homens sobre o câncer de próstata
Se outubro é rosa, novembro é azul e internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. A campanha Novembro Azul, lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em novembro de 2012, busca alertar os homens sobre o câncer de próstata, suas formas de tratamento e medidas preventivas.
O mês de novembro foi escolhido para a campanha, porque no dia 17 é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência, nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, e aproximadamente três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos que, quando diagnosticados e tratados no início, têm os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo: 13.129 homens morreram, em 2011, em decorrência de tumores na próstata. A previsão é de 68.800 novos casos da doença no Brasil em 2014.
Liana Pires, supervisora de Comunicação do Instituto Lado a Lado pela Vida, conta que a meta do Novembro Azul é municiar as pessoas de informação para que possam ter uma vida mais saudável. “Em 2008, criamos a campanha ‘Um toque, Um drible’, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo.”
Liana explica que o alvo da campanha são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. “Para combater o preconceito criamos ações interativas para informar a população, além de conscientizar as pessoas sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata”.
O médico Diogo Rodrigues, oncologista do Grupo COI, diz que é preciso que os homens vençam a barreira do preconceito e façam o exame de toque retal. “É um exame simples e muito, muito rápido”, comenta.
Diogo explica que campanhas como o Novembro Azul têm como foco não apenas o homem, mas também as suas companheiras, fundamentais por fazê-los procurar o médico e se cuidarem. “Tradicionalmente, homens têm mais resistência a procurar um médico, principalmente de forma preventiva. Quando conseguimos sensibilizar a companheira, é possível que ela o convença a procurar o médico e realizar o exame na próstata, por exemplo, sem medos ou preconceitos”, diz