Bem-estar
Fique atenta aos sintomas e à detecção
Além da mamografia e do autoexame, as mulheres devem ter suas mamas examinadas periodicamente por seu médico
O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.
Além da mamografia e do autoexame, as mulheres devem ter suas mamas examinadas periodicamente por seu médico, como parte de sua consulta, no chamado exame clínico das mamas. Nele, o profissional observa e apalpa os seios da paciente na busca de nódulos ou outras alterações.
A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente câncer de mama. Mulheres de todas as idades devem ser orientadas a olhar, apalpar e sentir suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações, a ordem é procurar uma unidade de saúde.
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na disseminação de informação para prevenção da doença. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, o Congresso Americano decretou outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. O laço cor-de-rosa, que virou símbolo da campanha, foi criado na última década do século XX pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e que, desde então, acontece anualmente na cidade.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outras edificações, surgiu como uma forma prática para que a causa pudesse ser notada e compreendida por todos em qualquer lugar no mundo.