Bem-estar
Cores da prevenção
Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul chamam a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata
Você já deve ter reparado que nos meses de outubro e novembro vários monumentos e prédios importantes do Brasil e do mundo, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Empire State, em Nova York, se colorem de rosa e azul. O objetivo dessas ações é chamar a atenção para o câncer de mama e o de próstata. As campanhas Outubro Rosa – promovida pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) – e Novembro Azul – lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida –, buscam conscientizar mulheres e homens sobre a necessidade de estar atento aos sinais do corpo e ter uma vida saudável para prevenir as doenças.
A ideia das duas ações – que buscam diminuir as estatísticas de incidência do câncer de mama e de próstata – tiveram início fora do Brasil, mas, logo que foram adotadas por aqui, passaram a fazer parte do calendário nacional e a ter uma grande adesão. Estudos do Inca estimam que, até o final de 2014, devem ser diagnosticados 54.120 novos casos de câncer de mama (uma média de 56,09 casos a cada 100 mil habitantes) e 68.800 de câncer de próstata (cerca de 70,42 diagnósticos positivos para cada 100 mil habitantes). Os números alarmantes são comprovados pelos dados de incidência: ambos os cânceres são os mais frequentes no Brasil depois do câncer de pele.
Engajamento corporativo
E, como não podia ser diferente, a PREVI e o Banco do Brasil participam ativamente das campanhas, com cartazes e mensagens na intranet. Já a Cassi, ao longo do mês de outubro, promoveu uma série de eventos no Rio de Janeiro sobre o diagnóstico do câncer de mama e a saúde da mulher, com palestras e orientações individuais nas unidades de Copacabana, Tijuca, Centro e Niterói. Um hotsite da Caixa de Assistência também trouxe informações e ações que contribuem para o cuidado e a prevenção da doença.