Empréstimo
Mudanças exclusivas para o Plano 1
A mudança da metodologia aumenta o prazo máximo do empréstimo para quase 80% dos mutuários; para o restante, não há alteração
• Em vez de três, agora são cinco taxas de Fundo de Quitação por Morte, segmentadas por faixas etárias. Para os mutuários até 59 anos de idade, a taxa passa a ser de 0,6% a.a.; de 60 a 69, taxa de 1,2% a.a.; de 70 a 79, taxa de 3% a.a.; de 80 a 89, taxa de 3,5% e, finalmente, taxa de 4% para os mutuários a partir de 90 anos.
• Uma nova metodologia de prazo foi implementada, a Atuarial, que substitui a metodologia “170”. O limite mínimo do prazo continua a ser de 12 meses, e o máximo, de 120. Para mutuários a partir de 84 anos, o prazo máximo passa a ser de 36 meses. Por exemplo: se o mutuário tem 76 anos de idade, pode contratar um empréstimo em até 120 meses. Confira na tabela abaixo a comparação entre a metodologia atual e a anterior, de acordo com as faixas etárias, considerando a idade completa do mutuário na data do seu aniversário.
É importante ressaltar que, entre 77 e 83 anos, o prazo decresce a cada mês. Por exemplo, para um mutuário com idade de 77 anos e um mês, o prazo máximo do Empréstimo Simples é de 119 meses. Passado mais um mês, o prazo diminui para 118 meses, e assim sucessivamente.
A alteração da metodologia eleva o prazo máximo do ES para 78% dos mutuários. Para cerca de 17% dos mutuários, o prazo calculado pela nova metodologia é o mesmo que aquele calculado pela metodologia anterior.
A revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples é baseada em estudos técnicos e reflete a busca da Diretoria Executiva por melhores condições e benefícios adequados à realidade dos associados, sempre em linha com nossa missão e política de Responsabilidade Socioambiental.
________________________________________________________
Se estiver no celular, veja tabela disponível na versão para computador