administração
Workshop com lideranças
Evento reúne diretores e gerentes e permite o aprofundamento na atualização do planejamento para os próximos quatro anos
Outro ponto marcante na elaboração do Plano Estratégico foi a realização de um workshop de dois dias com a participação de diretores e gerentes executivos. O objetivo foi permitir o aprofundamento na atualização do planejamento para os próximos quatro anos. O evento também integrou os gerentes executivos no processo de revisão, possibilitando sua participação na construção do Plano.
No encontro – coordenado pela consultoria EY, com a participação do especialista em fundos de pensão Josef Pilger – foram analisadas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, levando-se em conta a posição da PREVI como o maior fundo de pensão da América Latina e a comparação com outras entidades de sucesso no exterior.
A partir desse posicionamento de liderança como fundo de pensão, o Plano Estratégico 2015-2018 foi elaborado com um olhar mais profundo em relação aos exemplos do exterior. Atuando em mercados mais maduros, esses fundos já passaram por desafios enfrentados hoje pela PREVI. Por isso, uma das premissas ressaltadas no encontro é que o momento é de comparação com quem está à frente, sem deixar de olhar, no entanto, para as peculiaridades do mercado nacional.
Revisão anual fortalece a estratégia
O Plano Estratégico é um processo que inclui a análise dos cenários previdenciário e macroeconômico. Por conta disso, a revisão anual do Plano é fundamental para acompanhar de forma proativa o cenário em que a Entidade está inserida e ajustar o foco de atuação no médio e no longo prazos. Essa revisão se faz necessária para ajustar e sintonizar o Plano às mudanças do setor no país e no mundo. Com isso, é possível adequar as estratégias da Instituição aos acontecimentos do mercado de previdência, às questões econômicas e financeiras, ao mercado de capitais e às mudanças nas curvas de natalidade e mortalidade.
Tendo em vista a importância da revisão, a PREVI mantém um processo contínuo de acompanhamento, no qual são levantadas informações sobre o andamento dos objetivos estratégicos. O intuito é avaliar em que pontos houve avanços para se ter uma ideia bem definida do que está sendo feito para atingir o objetivo. Reforçar o foco e aprimorar a gestão com o Plano Estratégico propicia importante ganho, que se reverte para os participantes na forma de uma PREVI ainda melhor e mais eficiente.