recursos do plano
Empreendimentos certificados
Dois empreendimentos da PREVI foram certificados com o selo LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), um sistema de certificação e orientação ambiental em edificações, no final de 2014. Eles se juntam a outros quatro empreendimentos da carteira imobiliária da Entidade já certificados.
A Torre A do Centro Empresarial Parque Cidade, em Brasília, recebeu a certificação LEED na modalidade Operação e Manutenção, que considera as práticas de gestão e as condições de uso dos edifícios. A PREVI é proprietária das torres A e C do empreendimento, que é composto por três torres independentes com 12 pavimentos de salas comerciais, 25 lojas no térreo e sete subsolos de estacionamento.
O Complexo Logístico Cajamar e Jordanésia, composto pelos condomínios Cajamar Industrial Park e Jordanésia Park e localizado no município de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, recebeu a certificação LEED Core & Shell, que abrange fachada, estrutura principal, escadas, elevadores e sistemas (ar condicionado, hidráulico, elétrico). O Cajamar Industrial Park é composto por quatro galpões com área total construída de 115 mil metros quadrados, enquanto o Jordanésia Park é formado por três galpões com área total construída de 70 mil metros quadrados. No total, o complexo possui uma área de terreno de 430 mil metros quadrados.
Projetado segundo as especificações mundiais de armazenamento e distribuição, o complexo é composto por galpões com pé direito livre de 11,70m na área de estocagem, piso especial em concreto com capacidade de sobrecarga de 5 ton/m², sistemas para aproveitamento de iluminação e ventilação natural, reaproveitamento de água e uso de materiais aprovados pelo United States Green Building Council (USGBC), responsável pelo sistema de certificação LEED.
O USGBC é uma instituição norte-americana não governamental de reconhecida atuação internacional no que diz respeito à sustentabilidade de edificações. A certificação LEED foi criada com a finalidade de desenvolver critérios mínimos e parâmetros para avaliação e comparação entre edifícios sustentáveis e de alta performance. Atualmente, é o sistema de certificação ambiental de edificações de maior aceitação no mercado imobiliário em todo o mundo. O atendimento às exigências para a certificação LEED se reverte em benefícios para todos os envolvidos, é de considerável complexidade técnica e abrange diversos aspectos da gestão ambiental, operação, manutenção e uso do empreendimento, como espaço sustentável, eficiência energética, racionalização do uso da água, qualidade ambiental interna, materiais sustentáveis e inovação.
Empreendimentos da PREVI com certificação LEED
Ed. Birmann 21 (SP): Certificação Existing Building – Operation & Maintenance, grau Certified.
Ed. Eco Berrini (SP): Certificação Core & Shell, grau Platinum.
Ed. Marques dos Reis (RJ): Certificação Core & Shell, grau Silver.
W. Torre Nações Unidas (SP): Certificação Core & Shell, grau Gold.
Parque Cidade/Torre A (DF): Certificação Existing Building – Operation & Maintenance, grau Certified.
Jordanésia Park (SP): Certificação Core & Shell, grau Certified.
Cajamar Industrial Park (SP)/Galpões 100 e 200: Certificação Core & Shell, grau Certified;
Galpões 300 e 400: Certificação Core & Shell, grau Silver.