recursos do plano
Terminais modernos e melhoria no acesso
Novo terminal de passageiros terá hotel e terminal de ônibus. Também estão previstas novas portas de entrada
Com capacidade para atender 12 milhões de pessoas por ano, o novo terminal de passageiros (TPS3) terá um hotel com 50 quartos, localizado numa área restrita do terminal, antes da imigração, para os passageiros em conexão que precisam passar uma noite no aeroporto para embarcar no dia seguinte. A obra também será feita pela concessionária, que depois negociará com redes hoteleiras a definição da bandeira de administração do serviço. Além disso, o TPS3 contará com terminal de ônibus; esteira de locomoção entre os terminais 1 e 2; shopping center com lojas de grifes nacionais e internacionais e restaurantes; sistema automatizado para check-in e despacho de bagagem fora do balcão, entre outras novidades. Segundo Antônio Miguel, com a inauguração do TPS3, o aeroporto terá um perfil de público em cada terminal, com mix de lojas mais popular no T1, intermediário no T2 e de grifes internacionais no T3, que será exclusivo para voos internacionais.
“Estamos cientes de que ainda é preciso fazer muito mais para o passageiro, principalmente nos atuais terminais. Mas, da mesma forma, temos a certeza de que as obras em andamento, principalmente o novo terminal de passageiros, trarão a qualidade necessária para que as pessoas possam viajar com tranquilidade”, afirmou o diretor-presidente.
Além dos projetos previstos em contrato a serem cumpridos pela concessionária, Antônio Miguel destacou a importância de ações paralelas, realizadas ao longo da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., para que o maior aeroporto brasileiro realmente tenha condições de atender a sua demanda. Uma das principais mudanças está relacionada ao acesso ao local. “Hoje, a única forma de chegar ao GRU Airport é pela Rodovia Hélio Smidt. Por conta disso, vamos investir em novas portas de entrada. Com a construção da futura estação de trem da Linha 13 – Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estamos desenvolvendo o projeto para implantar um monotrilho ligando a estação aos principais pontos do aeroporto”, explicou.
Para o executivo, a construção da Linha 13 da CPTM, somada ao projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) Campinas – São Paulo – Rio de Janeiro, deve fazer do GRU Airport um grande hub (elo) de conexão ferroviária. Além disso, com a finalização do trecho norte do Rodoanel em Guarulhos, será construída uma alça de ligação com o aeroporto, ampliando as vias de acesso de veículos. “Várias pesquisas mostram que a percepção do aeroporto é completamente diferente para os passageiros quando eles enfrentam transtornos para chegar até aqui”, conta.
Obras já realizadas até maio de 2013
• Inauguração do edifício-garagem, com 2.644 vagas.
• Nos Terminais 1 e 2, foram criadas mais de 500 vagas no estacionamento principal.
• Os conjuntos de banheiros que ficam antes do check-in foram reconstruídos, ganhando uma área três vezes maior do que a anterior.
• Toda a sinalização para orientar os passageiros também foi trocada, com a instalação de 900 placas, das quais 700 são luminosas.
• Cerca de 600 bancos foram reformados ou substituídos e distribuídos pelos terminais.
• Dentro do projeto de acessibilidade, foi concluída a revitalização dos pisos podotáteis nos Terminais 1 e 2, que auxiliam a locomoção de deficientes visuais.
• Para agilizar o fluxo de passageiros, foi criada uma área de espera anterior às filas de check-in; bolsões de bagagem no desembarque, para descongestionar as esteiras. Além disso, foi extinto o selo de check-in no autoatendimento, dispensando o passageiro da obrigação de comparecer ao balcão da companhia aérea.
• Novas opções de alimentação – como a hamburgueria norte-americana Carl’s Jr, Bob’s, Temakeria Makis Place – e lojas – como Chilli Beans – estão à disposição dos passageiros e funcionários.
• Renovação do contrato com a Dufry, que irá aumentar em mais de duas vezes a área das lojas do Duty Free no Desembarque do Terminal 2.
Obras em curso
Até a Copa de 2014
• Inauguração do Terminal 3, com capacidade para mais 12 milhões de passageiros/ano.
• Criação de mais 22 pontes de embarque.
• Ampliação do pátio para mais 36 posições de aeronaves.
• 10 mil vagas disponíveis de estacionamento.
Até 2022
• Ampliação da capacidade total para 60 milhões de passageiros/ano
Números de GRU Airport
Funcionários: 1.600
Sítio aeroportuário: 13.774.086m²
Pátio das Aeronaves: 468.110m²
Capacidade de passageiros no ano: 32,8 milhões
Programa de Visitas
Retomado em julho de 2012, o Programa de Visitas às Empresas Participadas tem como objetivo compartilhar o acompanhamento que a PREVI faz de seus investimentos e se aproximar ainda mais do participante por meio de ações interativas.
No ano passado, o Programa fez cinco paradas em importantes empresas do portfólio de investimentos: MetrôRio, empresa do Grupo Invepar; Usina Termopernambuco, na qual a PREVI investe indiretamente por meio da Neoenergia; Randon; BRF e Embraer. Em 2013, além do GRU Airport, o Programa já levou participantes para conhecerem as instalações da América Latina Logística, a ALL, na sede da companhia em Curitiba, no Paraná.
Outras visitas estão previstas para este ano. Como os convites são enviados por e-mail, é importante manter seu cadastro atualizado. Alterações de dados pessoais devem ser feitas pelo site da PREVI, no Autoatendimento