administração
Por dentro das empresas
Convidados do Programa de Visitas conhecem empresas dos grupos Neoenergia e Randon, onde a PREVI é acionista
“Mostrar de que forma o nosso dinheiro é investido e em quais empresas temos participação torna a relação mais confiável. Além disso, rever antigos companheiros de trabalho nessa visita me trouxe muitas recordações boas, de como era bom o tempo em que era funcionária do BB”. Esse comentário foi feito pela aposentada Dulce Maria Clamer, durante visita à sede do grupo Randon, em Caxias do Sul (RS). A satisfação de Dulce foi compartilhada por todos os convidados a conhecer o Programa de Visitas de Associados às Empresas Participadas. Dando continuidade ao programa – retomado em julho –, foram realizadas mais duas edições nos meses de agosto e setembro, em Recife e em Caxias do Sul, na Termope, usina termelétrica da distribuidora de energia elétrica Celpe, e no Grupo Randon, de múltiplos negócios, respectivamente. Trinta e nove participantes, entre aposentados e funcionários da ativa, conheceram as instalações dessas empresas parceiras.
A primeira parada dessa segunda rodada de visitas foi em 31 de agosto, na Termope, usina da Celpe, empresa integrante do Grupo Neonergia, no qual a PREVI detém participação de 49,01%. Vinte associados, representando os dois planos, foram recebidos pelo gerente Felipe Moreira. Durante a apresentação da empresa e dos procedimentos de segurança, ele explicou como funciona a termelétrica e falou sobre a relevância da visita. “É um prazer receber um grupo de investidores como vocês, da PREVI. Essa interação entre associados e empresas participadas é importante, principalmente para mostrar como é feita a gestão dos recursos”, disse Felipe. Em seguida, os visitantes foram levados à usina, localizada no Complexo Portuário de Suape, no município de Ipojuca, e conheceram suas instalações.
Durante a visita, os participantes receberam o máximo de informações sobre o funcionamento da Termope. “A Usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma linha de transmissão própria, com 27 km de extensão. Com capacidade para gerar até 532 MW, a Termope firmou, em seu primeiro ano de operação, contratos de venda de energia elétrica de duas distribuidoras do Grupo Neoenergia: Celpe, no total de 390 MW, e Coelba, com 65 MW”, explicou Felipe. A Celpe é a segunda maior concessionária de serviços de distribuição de energia elétrica do Nordeste, atrás apenas da Coelba. Seu Conselho de Administração é presidido pelo diretor de Participações da PREVI, Marco Geovanne.
Próximos dos investimentos
Aposentado do BB há 20 anos, onde trabalhou como gerente geral da agência Espinheiro, em Recife, Antonio Melo diz que a PREVI é guardiã do patrimônio dos associados. “Trazer-nos para conhecer as empresas onde os nossos recursos estão investidos mostra a preocupação em fazer uma gestão transparente. Além disso, ao recebermos mais informações sobre seus negócios, temos mais argumentos para espantar boatos e desfazer mal-entendidos que surjam”, explica Antonio.
Outra entusiasta do Programa de Visitas é Ednalva Mendes Lima, 57 anos, dos quais 30 dedicados ao BB. “Fiquei tão contente de receber o convite que respondi imediatamente. Essa iniciativa de nos aproximar das empresas nas quais temos investimentos é muito interessante. Isso só comprova que a PREVI é comprometida com os participantes e com os recursos que nos permitem ter uma aposentadoria tranquila. Saber que temos ações em empresas importantes, como as da Neonergia, me deixa orgulhosa”, conta Ednalva.
Para Rita de Souza, aposentada há 16 anos, que trabalhou como caixa da agência Cidade Universitária, em Recife, visitas como as promovidas pelo programa fazem com que os associados se mantenham mais informados. “Eu desconhecia que tínhamos ações na Neonergia. Fiquei muito feliz por ter sido convidada para conhecer de perto um dos braços desse Grupo. É interessante saber que, de alguma forma, eu tenho participação em suas empresas. Essa visita despertou minha curiosidade sobre onde mais temos investimentos”, disse Rita, hoje proprietária de uma pousada em Porto de Galinhas (PE).
Perfil da Neoenergia
O Grupo é um dos maiores investidores do setor elétrico brasileiro. Em 2011, sua receita operacional líquida foi de R$ 9.771 milhões e sua distribuição de dividendos/Juros sobre capital próprio (JSCP) foi de R$ 737 milhões. O Grupo controla diversas empresas nos seguintes setores:
Distribuição
Cosern – Rio Grande do Norte
Celpe – Pernambuco
Coelba – Bahia
Geração e Transmissão
Termoaçu – Rio Grande do Norte
Termope – Pernambuco
Afluente e Itapebi – Bahia
Baguari – Minas Gerais
Rio PCH I – Rio de Janeiro
Comercialização
NC Energia – Rio de Janeiro
Novos Negócios
Bahia PCH I – Bahia
Corumbá III e Goiás Sul – Goiás
Águas de Pedra – Mato Grosso