recursos do plano
Perfil desejado para conselheiros
Os candidatos ao cargo de conselheiro devem acessar o Portal da PREVI para conhecer o perfil desejado e as características da função
O perfil desejado para os conselheiros pode ser consultado no portal da PREVI. É importante que os candidatos ao cargo de conselheiro conheçam essas e outras informações relevantes sobre a função antes de efetuarem o cadastro, que está disponível para inscrição e atualização.
O cadastro deve ser feito no portal da PREVI. Para ter acesso a essa área do site, é necessário se identificar, utilizando a mesma matrícula e senha do Autoatendimento.
O público-alvo para a seleção são os funcionários aposentados do Banco do Brasil. Somente em alguns casos específicos funcionários da ativa são indicados para assumirem as funções. Nesse caso, precisam ocupar, no mínimo, funções de administrador (na Direção Geral, ocupantes de cargo de nível executivo ou diretivo – Diretoria Executiva e NRF especial, AP 01 e 02). Atualmente, 93% dos conselheiros são ou foram funcionários de carreira do Banco do Brasil; 85% possuem MBA ou pós-graduação em áreas preferenciais, tais como Economia, Administração, Contabilidade, Engenharia; e 27% possuem Mestrado ou Doutorado.
A PREVI realiza anualmente o processo de seleção de conselheiros pautado por critérios técnicos, com pré-requisitos divulgados no site. Para participar, é indispensável o preenchimento do currículo. Aqueles que foram recadastrados em 2013 continuam concorrendo a todas as seleções para conselheiros.
Para atualizar seu currículo, o candidato pode acessar seu cadastro utilizando a senha do Autoatendimento no site da PREVI. Após alterar as informações, basta clicar em Validação do Currículo para registrar os novos dados imediatamente.
A PREVI estabelece uma pontuação mínima a ser atingida pelos candidatos após análise curricular, na qual são avaliados quesitos como formação acadêmica, experiência profissional, experiência em órgãos colegiados e conhecimentos específicos relacionados ao universo de atuação dos conselheiros.
Ao indicar conselheiros nas empresas em que possui participação acionária, a PREVI está contribuindo para a geração de valor em ativos estratégicos e para a proteção dos interesses dos participantes. Vale lembrar que a maior parte dos recursos utilizados para o pagamento dos benefícios de aposentadoria vem dos dividendos recebidos dessas empresas.