História de Vida
Figuras da Copa
Quem pensa que a febre das figurinhas acabou com a Copa do Mundo está muito enganado. Em Brasília, dois torneios prometem reacender a chama dos álbuns de futebol no segundo semestre. Trata-se da Copa Cinquentão e da Copa Sessentão, campeonatos internos de futebol soçaite promovidos pela AABB-DF, com jogadores acima de 50 e 60 anos, respectivamente. O álbum e as figurinhas dos jogadores são produzidos pela Associação para aumentar a integração entre os participantes. “Como os times são escolhidos por sorteio, nem sempre os jogadores se conhecem, então foi uma forma de aproximar as pessoas”, explica Carlos Antônio Soares, o Carlinhos, vice-presidente de Esportes da AABB-DF.
Este ano, cada time representará uma seleção. “Serão dez times na Cinquentão e seis na Sessentão”, diz Carlinhos. Cada jogador é fotografado com seu uniforme e as figurinhas são impressas na quantidade certa, de modo que todos os álbuns possam ser completados, bastando que os participantes troquem as repetidas.
“Começamos no ano passado com as equipes representando os principais times brasileiros e estrangeiros na Libertadores”, lembra Carlinhos. O sucesso foi tanto que a AABB-DF teve de repetir a iniciativa. “Todo mundo ficava trocando figurinha entre um jogo e outro”, conta. “E as famílias participavam: filhos, netos, esposas.” O álbum deste ano será produzido em São Paulo assim que os times forem formados e as equipes sorteadas. As inscrições para a Copa Cinquentão e a Copa Sessentão terminam no dia 25 de julho, e os torneios começam no dia 3 de agosto.