capa
Frente a frente com os associados
Até o final do ano, Diretoria da Previ visitará diversas capitais para apresentação dos resultados do Plano 1 e do Previ Futuro
A maratona começou. Até o final do ano, diversas capitais terão sido visitadas pela Diretoria da Previ para apresentar os resultados de 2017, reafirmando mais uma vez o compromisso de transparência da Entidade com os associados. As primeiras apresentações aconteceram na sede da Entidade para os funcionários da Previ e representantes de associações de participantes. Depois foi a vez do encontro com participantes do Plano 1, na sede da AABB-RJ, no dia 12 de março.
O presidente da Previ, Gueitiro Matsuo Genso, destacou a importância do encontro. “Nós da Diretoria, assim como nossos funcionários, também somos associados, administrando essa Entidade, uma das únicas do país em que o dono cuida do patrimônio”, afirmou. “Talvez por isso estejamos em situação melhor que outros planos.”
Mais uma vez, as apresentações foram realizadas separadamente para participantes dos dois planos de benefícios da Entidade. No Rio de Janeiro, a apresentação para o Previ Futuro também foi realizada no dia 12 de março, no Edifício Sedan. “Isso é importante, porque temos um plano em fase de acumulação e outro que já é maduro (Plano 1). Desse jeito, a apresentação fica mais focada”, disse Rodrigo Henriques, da Diretoria de Finanças (Difin) do Banco, e participante do Previ Futuro.
“Achei a apresentação bem objetiva e com uma linguagem que facilita o entendimento”, avaliou por sua vez Maria Suzana Vaz, aposentada do Plano 1.
Fernando Manuel, também aposentado do Plano 1, elogiou o alto nível de informação e considerou a apresentação esclarecedora. “O Plano 1 está em um momento melhor agora. Há dois anos, foi tenso”, lembra ele, que se aposentou em 2015, depois de 34 anos de Banco.
Christine Luce, funcionária de uma agência do Banco em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e associada ao Previ Futuro desde 2003, gostou de participar do evento, que contou como tempo de treinamento para os participantes da ativa. “Estou avaliando a possibilidade de me associar à Capec”, contou ela, que foi buscar mais informações no estande do Previ Itinerante, montado durante o evento.
Perfil
Andréa Esteves, gerente de relacionamento da agência Arcos da Lapa, no Centro do Rio, contou que pensa em mudar seu Perfil de Investimento depois da apresentação. “Foi bom para esclarecer algumas dúvidas”, disse.
Já Thiago Blasquez, funcionário da Superintendência Estadual do Banco no Rio de Janeiro, considerou a apresentação clara e elucidativa. Ele também elogiou os boletins mensais de resultados da Previ. “Mudei meu perfil em outubro e ganhei um bom rendimento com isso”, disse.
José Almeida Rocha, aposentado desde 2004, resumiu o espírito da atuação da Previ. “O resultado ruim dos anos anteriores aconteceu por causa da conjuntura da economia do país, mas a Previ sempre trabalhou para evitar uma queda maior nos momentos ruins. E para impulsionar a rentabilidade nos momentos de recuperação”, concluiu.
Salvador teve grande público
A divulgação dos resultados de 2017 em Salvador, no dia 15 de março, lotou o auditório da agência Comércio do BB nas duas apresentações feitas pela Diretoria da Entidade.
Aposentados e participantes da ativa aproveitaram a ocasião para entender melhor como suas contribuições e benefícios estão sendo geridos. Houve unanimidade na aprovação da iniciativa que busca manter os associados mais próximos e bem-informados.
Para Aécio Brandão Macedo Matos, gerente de relacionamento, no BB há dez anos, todos os funcionários do Banco deveriam participar de eventos como esse para aproveitar melhor o que a Previ oferece, além do benefício de aposentadoria. “Saio daqui confiante de que nosso dinheiro está sendo muito bem gerido. Essa foi minha primeira vez nessa apresentação e foi fundamental para entender ainda mais sobre a nossa Caixa de Previdência e tudo que ela nos oferece”, afirma.
Mais informação
Emanuele Maltez, gerente geral da agência Estilo Iguatemi, lembra que, quanto mais informação o participante da Previ tem, mais ele entende a importância de ser associado. “Fico impressionada como ainda existem funcionários do BB que não são participantes. Entender sobre como nosso dinheiro está sendo investido, qual o nosso Perfil de Investimento, quais os serviços oferecidos pela Previ... tudo isso deveria fazer parte do nosso dia a dia”, acredita.
O casal de aposentados Inês Rodrigues Silva e Romeu de Oliveira assistiu junto à apresentação. Ambos concordam com a iniciativa da Previ de segmentar a divulgação dos resultados para os públicos do Plano 1 e do Previ Futuro.
“São planos diferentes, geridos de formas distintas. Nada mais natural que a apresentação seja separada. Isso mostra o cuidado com a gente”, avalia Inês.
Para Romeu, a iniciativa da Diretoria da Previ de estar próxima do associado traz segurança e tranquilidade. “O cuidado é visto de uma forma geral nessa apresentação, com o uso de uma linguagem clara e simplificada e a mostra, sem rodeios, dos números do nosso Plano, sejam eles bons ou ruins”, conclui.
Segundo ciclo das apresentações de resultados se iniciou em maio
Em 2018, a apresentação de resultados foi dividida em dois ciclos, em função das Eleições Previ. Entre 9 e 26 de março, a Entidade esteve presente em seis capitais – Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Paulo (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Mais de 1 mil associados de cada plano compareceram aos eventos, onde também puderam contar com o atendimento por meio do Previ Itinerante.
O segundo ciclo se iniciou com a apresentação em Vitória (ES), em 18 de maio. No segundo semestre, a Diretoria, sempre acompanhada dos serviços de atendimento com o Previ Itinerante, irá a outras capitais. Acompanhe a agenda divulgada gradativamente no site e compareça à apresentação na sua cidade.