recursos do plano
O futuro em suas mãos
O PREVI Futuro oferece ferramentas que ajudam a alcançar o melhor benefício na aposentadoria. Conheça o Mais PREVI, nosso programa de educação financeira e previdenciária
O PREVI Futuro oferece ferramentas que ajudam o participante a montar uma estratégia para alcançar o benefício adequado aos seus objetivos pessoais. E o Mais PREVI, nosso programa de educação financeira e previdenciária, traz orientações sobre como aproveitar cada uma delas e conhecer melhor seu plano de benefícios.
No ambiente do Mais PREVI no site estão disponíveis diversas reportagens e vídeos sobre o tema. Alguns desses vídeos foram desenvolvidos especialmente para os participantes do PREVI Futuro, com informações sobre como proteger o benefício futuro em caso de perda de remuneração, saber as diferenças dos regimes de tributação, fazer contribuições adicionais e conhecer os diferentes perfis de investimento para aplicar seus recursos.
Perfis de Investimento
Desde 2009, a PREVI oferece diferentes perfis de investimento para os participantes do PREVI Futuro. Esses perfis – Conservador, Moderado, Agressivo e Perfil PREVI – têm diferentes níveis de exposição a investimentos em renda variável (ações), que apresentam maior risco e melhor possibilidade de retorno no longo prazo.
De acordo com cada perfil, essa exposição pode variar de 0% a 50% do saldo em conta. A maior parte dos associados está no Perfil PREVI, padrão definido anualmente pela Política de Investimentos, com alocação atual entre o Moderado e o Agressivo. Pelo regulamento, é possível trocar de perfil uma vez a cada12 meses, mas essa decisão deve ser pensada sempre na perspectiva de longo prazo e não apenas em função das flutuações do mercado no curto prazo. Para saber como alterar seu perfil, acesse o Autoatendimento, opção Perfis de Investimento.
Contribuições adicionais
Outra ferramenta importante são as contribuições adicionais. Além da contribuição básica de 7%, existem mais duas modalidades: a contribuição de evolução na carreira, chamada 2B, e a contribuição exclusiva do participante, a 2C.
A contribuição 2B é fundamental para se obter uma renda mais próxima do salário da ativa e indispensável para aqueles funcionários que ascendem dentro do Banco. Ela compensa o período em que a contribuição era feita sobre um salário mais baixo, no início da carreira. Um sistema de pontuação individual, baseado na evolução de carreira do participante, define qual o percentual dessa contribuição, que pode variar de 1% a 10% do salário de participação. A grande vantagem é que ela é acompanhada integralmente pelo Banco. Ou seja, cada real depositado como contribuição pelo participante representa o dobro na conta de aposentadoria. Um rendimento imediato de 100%.
Já a contribuição 2C pode ser efetuada de forma esporádica ou mensal e é feita sem contrapartida do Banco. Trata-se de um bom meio para aproveitar algum rendimento extra para engordar o saldo da aposentadoria e assim aumentar o valor do benefício ou reduzir o tempo de contribuição, de acordo com o perfil de cada um. Na modalidade mensal, o valor mínimo é de 2% do salário de participação. Já a contribuição esporádica pode ser feita a qualquer momento, desde que não seja inferior a 20% do salário de participação.
Para ter uma ideia de como as contribuições adicionais podem influenciar seu benefício futuro, você pode acessar o Simulador de Renda no Autoatendimento do site. Lá, além de poder conferir qual é o seu salário de participação atual e o valor de suas contribuições, você poderá simular o valor de seu benefício futuro de três formas: pela idade de aposentadoria, pela renda desejada e pela contribuição desejada.