Perfil do Participante
Um milésimo do Brasil
Um em cada 1000 brasileiros faz parte da PREVI
Todo mundo sabe que a PREVI é um gigante. A maior entidade fechada de previdência complementar do Brasil e uma das maiores do mundo. O que pouca gente parou para pensar é que os cerca de 200 mil participantes, entre ativos, aposentados e pensionistas, correspondem a um milésimo dos aproximadamente 200 milhões de habitantes do país. Isso mesmo. Praticamente um em cada mil brasileiros faz parte da família chamada PREVI.
Esse microcosmo do país, no entanto, tem algumas diferenças de perfil em relação à população brasileira. Em média, os participantes da PREVI apresentam indicadores superiores à média nacional em vários aspectos, como renda e expectativa de vida, entre outros. Vale observar que, no final de agosto, o IBGE divulgou a projeção mais recente da população brasileira, relativa a julho de 2014. No entanto, para efeito de comparação com a base de dados da PREVI, estamos utilizando principalmente os números de 2013.
População
Enquanto há um equilíbrio na proporção entre homens e mulheres na população brasileira, na PREVI os homens predominam, com mais de 57% do total de participantes. Um dos motivos para isso é que, até algumas décadas atrás, as mulheres só faziam carreiras de apoio dentro do Banco.
Famílias
Há uma proporção maior de pessoas casadas no universo da PREVI do que na população brasileira. Enquanto cerca de 70% dos participantes do fundo de pensão possuem cônjuge ou companheiro(a), apenas 57% da população brasileira acima de 15 anos de idade vivem maritalmente. Isso se reflete na quantidade de pessoas com filhos. Na PREVI, cerca de 65% dos participantes têm filhos. Ao mesmo tempo, segundo dados de 2012 do IBGE, 45% das famílias têm filhos, enquanto 16,2% das famílias são formadas por mulheres com filhos, mas sem cônjuge ou companheiro.
Faixa Etária
A PREVI tem um perfil etário bem mais idoso que a população brasileira. Não chega a 1% o número de participantes com menos de 20 anos. Enquanto isso, a faixa mais numerosa na Entidade é a que vai de 50 a59 anos, o que corresponde a 23% do total de associados. No Brasil, essa faixa de idade equivale a 10% da população total. Já a população acima de80 anos da PREVI alcança mais de 5% do total, enquanto entre os brasileiros esse percentual é menor do que 2%.
Expectativa de vida
De acordo com o IBGE, a expectativa de vida média do brasileiro ao nascer é de 71 anos para os homens e de 78 anos para as mulheres. Na PREVI não dispomos dessa informação, pois a idade mínima para ingresso na carreira administrativa do Banco do Brasil é de 18 anos, mas, considerando a expectativa de vida média dos participantes da PREVI, esse número chega a 84 anos para os homens e 86 anos para as mulheres. Além disso, ao chegar aos 50 anos, o homem brasileiro tem uma expectativa de viver mais 27 anos. No universo da PREVI, esse número sobe para 33 anos. Em relação às mulheres, a sobrevida nessa faixa de idade aumenta de 31 anos para 36 anos. Ou seja, precisamos de reservas suficientes para pagar benefícios por um tempo maior.
Rendimentos
Um dos fatores que leva à maior expectativa de vida é a qualidade da assistência médica entre os participantes da PREVI e o nível de renda proporcionado pelo Banco e pela Entidade. Enquanto 80% dos brasileiros ganham até três salários mínimos, 71% dos participantes da PREVI têm renda superior a cinco salários mínimos, dos quais 28% ganham entre 10 e 20 salários, e 7,5% acima de 20 salários mínimos. Vale lembrar que esse cálculo foi feito apenas com os rendimentos do Banco e da aposentadoria paga pela PREVI, sem contar BET ou renda pelo INSS.
Onde estão
O Sudeste concentra a maior parte da população e dos participantes da PREVI, com 43% do total. São Paulo, o estado mais populoso, é também onde vive a maior parte dos associados da Entidade. A distribuição por estado reflete em parte a distribuição do PIB e da atividade econômica. A forte presença no Distrito Federal, localização da sede do Banco e da maior parte de suas diretorias, faz com que 15% dos participantes estejam no Centro-Oeste, que tem menos de 8% da população nacional.
_________________________________________________
Se você está na versão mobile, clique para ver o complemento.