Edição 196 Janeiro/2018

Educação Previdenciária

Assessoria previdenciária para todos

Serviço completa sete anos de atividade em 2018, ajudando os participantes a conseguir a melhor aposentadoria

A carioca Ana Bárbara Cancella, funcionária da agência Estácio, no Rio de Janeiro, é associada do PREVI Futuro desde que tomou posse no Banco, há cinco anos. Ela conheceu o serviço da Assessoria Previdenciária durante atendimento presencial em um dos eventos do PREVI Itinerante realizado em 2017. Mesmo com pouco tempo de Banco, ela agendou o contato de assessoria.

“Eu não sabia praticamente nada sobre o Plano até fazer a assessoria previdenciária”, diz. “Eles esclareceram dúvidas que eu nem sabia que tinha. Pensava que o PREVI Futuro era igual ao Plano 1, mas vi que as coisas são bem diferentes. Agora, sei como funciona e como devo moldar minha previdência para que ela seja o mais relevante possível no futuro.”

Serviço especializado

Desde que foi criado o serviço, em 2011, até o final do ano de 2017, foram realizados 19.254 atendimentos na assessoria previdenciária. A boa qualidade do serviço se deve ao treinamento diferenciado da equipe. São funcionários especializados, capazes de responder a perguntas mais complexas, com uma análise aprofundada das peculiaridades de cada caso. O atendimento é minucioso e cada assessoria dura em média 50 minutos.

A excelência no atendimento é refletida no índice de satisfação dos participantes com o serviço. Os associados satisfeitos e muito satisfeitos com a assessoria previdenciária prestada somam praticamente 100%, com apenas 0,12% de insatisfeitos ou pouco satisfeitos.

Para que a assessoria seja mais efetiva, os analistas estudam a situação previdenciária de cada participante e suas particularidades. Por isso, é importante que os associados informem no agendamento sua situação junto ao INSS: se já estão aposentados pela Previdência Oficial, ou se possuem tempo de contribuição anterior ao contrato com o Banco do Brasil. Isso vai ajudar os assessores a serem mais objetivos no atendimento.

Inicialmente, o serviço era mais procurado pelos associados do Plano 1, cujo valor do benefício de aposentadoria é definido nos últimos 36 meses da carreira. Mas acontece que o benefício dos participantes do PREVI Futuro depende do saldo acumulado durante o período de contribuição. Por isso, quanto mais cedo esses associados entenderem como funciona seu plano, mais oportunidades terão de melhorar sua reserva. Assim, o ideal é consultar a assessoria previdenciária desde o início da carreira e efetuá-la periodicamente até a aposentadoria.

Explicações didáticas

Em Belo Horizonte, Danilo Sampaio, assistente pleno no Centro de Operações do Banco, também é só elogios para o serviço. Associado do PREVI Futuro, ele também soube da possibilidade de agendar a assessoria previdenciária em um estande do PREVI Itinerante. “Agendei e fui muito bem atendido. As explicações foram muito didáticas e todas as minhas dúvidas foram esclarecidas”, afirma.

Ainda longe da aposentadoria, Danilo sabe que é importante para os associados do PREVI Futuro começarem cedo a se planejar. Com essa convicção, ele procurou tirar todas as dúvidas sobre perfis de investimento, simulações de renda, contribuições adicionais, documentações necessárias para a aposentadoria, reversão de benefício em pensão, entre outras. “Ainda vou ficar mais dez ou doze anos no Banco”, explica. “E vou marcar outra assessoria quando estiver mais perto de me aposentar.”

Diferenças

O tipo de questionamento dos participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro é bastante diferente devido às características de cada plano. Geralmente, os primeiros perguntam sobre o melhor momento para a aposentadoria, o desligamento do banco, preservação de salário, impacto das férias no benefício, entre outras dúvidas. Já os associados do PREVI Futuro buscam saber quais os fatores que impactam seus benefícios futuros, como os perfis de investimento, contribuições adicionais e taxa de carregamento. Vale lembrar que participantes autopatrocinados ou em licença-interesse também podem recorrer ao serviço de assessoria previdenciária da PREVI, que é inteiramente gratuito.

“A assessora me ajudou a escolher a opção que me proporcionaria o melhor benefício de aposentadoria”, conta Menegat. “Isso jamais aconteceria em outro plano de previdência. Uma prova concreta de que a PREVI realmente se preocupa com os associados”, conclui.

Depoimentos

Algumas mensagens de associados da PREVI, recebidas pelo atendimento da Assessoria Previdenciária em 2017

“Parabéns por este serviço. Importante para quem está próximo da aposentadoria e muito profissional. O assessor que me atendeu demonstrou excelente segurança e conhecimento, além de grande preocupação com que tenhamos o melhor complemento possível. Obrigada.”

Eliane Prates da Cunha, associada do Plano 1, Porto Alegre

“A assessoria foi esclarecedora e pretendo em breve retornar a contribuir com a faixa 2b.”

Luciano Issa da Silva, associado do PREVI Futuro, Brasília

“A consultora foi excelente. Mostrou conhecimento e soube prestar todos os esclarecimentos das dúvidas que eu tinha. Excelente este serviço da PREVI. Neste momento importante da vida, ter assessoria para adquirir confiança e tomar decisões é fundamental. Só tenho a agradecer”.

Cláudia Miura, associada do PREVI Futuro, São Paulo

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