Edição 196 Janeiro/2018

Educação Previdenciária

PREVI Itinerante: informação vai aonde o participante está

Equipe técnica atendeu 1.445 associados nos eventos realizados pelo país

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O que a PREVI oferece de benefícios aos seus associados? Como posso me filiar? A grana estava curta e precisei sair. Dá para reingressar? O que é a Carteira de Pecúlios? Posso inserir meus filhos como beneficiários? Posso fazer um pecúlio Morte para o meu marido? O que devo fazer para ampliar meu saldo de contas e aumentar meu benefício de aposentadoria?

Essas são algumas das perguntas que permeiam a cabeça de muitos funcionários do Banco que são, foram ou querem ser participantes da PREVI. Para esclarecer essas e outras dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o PREVI Futuro e o Plano 1, a Entidade criou o PREVI Itinerante: iniciativa que aproxima a PREVI de seus associados, oferecendo atendimento presencial com equipe especializada.

Em 2017, o PREVI Itinerante esteve presente em 27 eventos, entre eles: 22 apresentações de resultados da PREVI em 15 capitais; no Encontro Ecoas do Maranhão; em palestra de Planejamento Previdenciário em Curitiba; na Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), realizada no Rio de Janeiro, e em eventos próprios, em Brasília e Belo Horizonte. Essa participação, aprovada pelos participantes, gerou resultados muito expressivos. Entre março e novembro, 1.445 pessoas realizaram 3.187 consultas sobre assuntos variados, como reservas, contribuições, perfis de investimento, pecúlio, aposentadoria, cadastro, empréstimo simples e financiamento imobiliário, entre outros.

Saber mais é sempre bom

O diretor de Seguridade, Marcel Barros, afirma que o objetivo do PREVI Itinerante é explicar o que é a PREVI e o que a Entidade oferece ao associado. Ele lembra que os benefícios vão além de uma previdência complementar. “O PREVI Itinerante é parte de um objetivo estratégico de fortalecer a relação com os associados e levar conhecimento sobre os planos, principalmente o PREVI Futuro. Essa ação é fundamental porque, ao entender como funciona seu plano, o participante consegue avaliar oportunidades de melhorar seu saldo de contas contando com o apoio de uma equipe especializada”.

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Para o diretor de Gestão de Pessoas do BB (Dipes), José Caetano de Andrade Minchillo, o PREVI Itinerante é uma excelente oportunidade de estimular o protagonismo do participante sobre a gestão do seu plano. “Às vezes, a gente vê pessoas que deixam de fazer aportes na PREVI e receber o mesmo valor do Banco por simplesmente desconhecerem essa informação. Deixar de fazer esses aportes é perder uma chance única”, explica, referindo-se à contribuição 2B.

Durante o PREVI Itinerante em Brasília, realizado entre os dias 6 e 10 de novembro, o presidente da PREVI, Gueitiro Genso, o diretor de Seguridade, Marcel Barros e vários analistas da Entidade, realizaram palestras para 525 funcionários do Banco. Durante o evento, José Caetano visitou o estande de atendimento e destacou a importância da iniciativa e a clareza com que as informações foram transmitidas aos funcionários do BB. “Poder conversar no estande com especialistas que têm conhecimento do assunto, olhar a nossa situação pessoal, realizar simulações e tirar dúvidas fez toda a diferença. Parabéns à PREVI e à equipe de atendimento pelo trabalho fabuloso realizado. O pessoal da Dipes que participou gostou muito.”

Variedade de atendimentos nos estandes

Nos estandes montados nos eventos, os visitantes contam com especialistas para dar informação e realizar o atendimento. Durante as consultas, que somaram 3.187 entre março e dezembro de 2017, os associados tiveram a oportunidade de obter informações sobre diversos temas, se filiar ao PREVI Futuro, aderir ou fazer aumento de cobertura do pecúlio, além de tirar dúvidas sobre Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário. Palestras para os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro também fizeram parte da programação do PREVI Itinerante em alguns eventos.

Nunca é tarde para se associar

E foi exatamente a explicação dada pelos técnicos que fez com que Flávio Renato de Gouvêa, 39 anos e 16 de BB, finalmente se filiasse à PREVI. Ele conta que não sabe exatamente porque não se associou antes, mas que estava nos seus planos fazer isso este ano. “Como já tinha decidido me filiar, quando fiquei sabendo que haveria um estande do PREVI Itinerante aqui em Brasília, pensei: é agora ou nunca. Acredito que existe muita gente que, como eu, com a correria do dia a dia das agências acaba deixando os assuntos relativos à PREVI para depois. E como esse depois, em geral, quase nunca chega, essa iniciativa se torna extremamente importante e positiva, principalmente para os colegas da ativa”, explica o assessor UE da Diretoria de Clientes Pessoas Físicas (Direc), em Brasília.

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Flávio aproveitou o atendimento para obter informações sobre como a sua esposa Gabriele Gouvêa, assessora de Segurança na Regional de Risco Operacional (Rerop), há 13 anos no Banco, pode voltar a ser associada. “Ela cancelou sua inscrição na PREVI em 2006, mas quer voltar a ser uma associada. Vou passar as informações para que ela conclua esse reingresso e volte a contar com os benefícios e a segurança de ter a PREVI”. A Gabriele voltou a ser participante do PREVI Futuro em novembro de 2017.

Thiago Nepomuceno, 29 anos e há 8 deles funcionário do BB, foi outro associado da ativa que visitou o estande da PREVI. “Passei aqui para saber mais sobre taxa de carregamento e de administração; como fazer contribuições esporádicas e os benefícios de ter a Capec, produto que eu desconhecia completamente. No final, acabei aderindo ao Pecúlio por Morte Executivo porque me pareceu uma oportunidade interessante e de baixo custo para  deixar minha esposa mais segura e protegida no dia em que eu faltar”, afirma.

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Prestes a se aposentar, Mariane Nomura, 51 anos, aproveitou a presença dos especialistas da PREVI para marcar a assessoria previdenciária. Orgulhosa participante do Plano 1, ela enxerga o PREVI Itinerante como uma grande oportunidade de aprendizado, principalmente para os jovens associados do PREVI Futuro. “Diferentemente dos outros fundos, nós temos competência técnica vinda de dentro da própria instituição para administrar os nossos investimentos. Saber que podemos contar com um complemento de aposentadoria para uma vida mais tranquila depois de tantos anos de trabalho não tem preço”, afirma.

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Cuiabá e Goiânia

No mês de outubro, o PREVI Itinerante esteve em Goiânia e Cuiabá. Os atendimentos foram realizados nos locais onde houve apresentação dos resultados para os participantes do Plano 1 e do PREVI Futuro. Após ouvir os números apresentados pela Diretoria da PREVI, vários participantes buscaram informações com os atendentes.

Fabiana de Souza Barros, 35 anos e há 15 no BB, foi uma das primeiras participantes do PREVI Futuro a ser atendida em Cuiabá. Ela conta que só depois que o primeiro filho nasceu, em 2010, é que se filiou à PREVI.

“A gente tem a informação, mas acaba deixando para depois. Então, quando o meu primeiro filho, o Felipe, nasceu, é que realmente passei a me preocupar com o futuro e em assegurar um complemento para a minha aposentadoria. Me arrependo de não ter me associado logo que tomei posse, mas vou tentar compensar isso com contribuições adicionais daqui em diante”, explica a assessora da Superintendência do Mato Grosso que, no estande, aproveitou para atualizar seu cadastro e assinou a autorização para fazer alterações pelo site.

Supervisora Jurídica na Ajure Mato Grosso, Hilvete Maria dos Santos também foi atendida pelos técnicos do PREVI Itinerante, em Cuiabá. Ela aproveitou para tirar dúvidas, ampliar o limite da contribuição 2B para 10% e entender melhor como ter acesso ao Financiamento Imobiliário.

“Foi muito interessante vir aqui hoje ouvir o que a Diretoria da PREVI tem para nos dizer. Nós do PREVI Futuro nem sempre sabemos exatamente como ter acesso aos benefícios oferecidos aos associados. Com os técnicos, pude esclarecer dúvidas importantes, que vão me ajudar a, por exemplo, ampliar meu saldo de contas e, em breve, comprar minha casa própria. Essa iniciativa é muito importante e deveria acontecer mais vezes ao longo do ano para que todos os participantes da PREVI pudessem comparecer”, declara.

Em Goiânia, o público presente à apresentação de Resultados também marcou presença no estande do PREVI Itinerante, como Paulo Cesar Neto, 30 anos de BB e 27 de PREVI. Gerente geral da Gepes Goiânia, ele, depois de ler uma matéria no App da PREVI, aproveitou a ocasião para tirar dúvidas sobre Preservação de Salário. “Entrei no aplicativo e vi que poderia fazer Preservação de Salário. Queria entender como e até quando posso fazer, já que esta decisão irá influenciar o meu benefício. Aproveitei também para marcar assessoria previdenciária. Afinal, a aposentadoria já está no meu radar”, conta.

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Reflexão e reingresso

Mais do que uma iniciativa de transparência e aproximação com seus participantes, a apresentação de Resultados realizada pela Diretoria da PREVI provoca reflexões e decisões importantes para quem participa. Esse foi o caso do gerente de serviços da agência Goianira, Daniel Rodrigues, 28 anos. Funcionário do Banco há 7 anos, ele resolveu reingressar no plano depois de ver a apresentação do presidente Gueitiro Genso, em Goiânia.

“Aproveitei a presença dos técnicos aqui no evento para tirar dúvidas e entender de que forma poderia voltar a ser participante, quanto teria de pagar e como poderia ampliar meu saldo de contas daqui para frente. Compartilhei a ideia com minha esposa e, em seguida, assinei o documento.  Agora, depois de quase cinco anos, voltei a ser associado para poder usufruir dos benefícios oferecidos e da segurança de, no futuro, ter um bom complemento de aposentadoria”, avalia o gerente.

Daniel conta que se desligou da PREVI porque achava que não ia seguir carreira no Banco e, nesse caso, não valia continuar pagando a contribuição mensal e manter o vínculo com a Entidade.

“No início da carreira a gente acaba não tendo muita informação. Acreditava que não seguiria carreira no BB, e aquele desconto mensal acabava pesando no meu orçamento. Hoje sou gerente e, depois de tudo que vi e ouvi do Gueitiro, entendi que é muito importante ser associado, o que me fez reingressar”, conta.

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Empréstimo para voltar ao PREVI Futuro

Durante seu atendimento, Daniel descobriu que poderia optar sobre a forma de reingresso: recompondo apenas sua parte de risco (aposentadoria por invalidez e pensão por morte) ou recompondo também todas as contribuições que teriam sido feitas durante o tempo em que ficou fora do PREVI Futuro.

Para ambos os casos, ele teria a seu dispor um modelo de crédito oferecido pela PREVI para facilitar o seu retorno: o Empréstimo Simples Reingresso. Daniel acabou optando por recompor apenas a parte I, de risco, mas afirmou que está firme no propósito de, ao longo dos próximos anos, fazer contribuições adicionais e esporádicas para recompor seu saldo de conta.

Em breve, perto de você

A iniciativa busca atender às necessidades dos participantes, independentemente de seus planos. Em 2018, o PREVI Itinerante volta a circular com as apresentações de resultado, cuja agenda inicial já está disponível no site PREVI. Se passar pela sua cidade, aproveite para se informar. Nossos técnicos estarão prontos para receber você.

Vídeos e áudios

Áudio
Marcel Barros explica a importância das ações do PREVI Itinerante

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